TAPETES QUE CONTAM HISTÓRIAS

TapisAntik – uma curadoria de tapetes vintage – traz para o mercado da casa um acervo de peças únicas e feitas à mão.

O TapisAntik, uma curadoria de tapetes com pegada “boho chic”, idealizada pelo casal – Paola Azevedo (designer gráfico e fotógrafa) e Bruno Damianik (programador e músico), surgiu para atender essa demanda.

O TapisAntik, uma curadoria de tapetes com pegada “boho chic”, idealizada pelo casal – Paola Azevedo (designer gráfico e fotógrafa) e Bruno Damianik (programador e músico), surgiu para atender essa demanda.

Tapetes vintage, feitos à mão, são a nova tendência para quem não têm medo de misturar estilos e se interessa por peças que tenham história, beleza e fujam do lugar comum.
Tudo começou meio por acaso, há pouco mais de 4 anos, quando o casal, que ama viajar, fez uma grande pesquisa sobre o assunto, antes de ir para a Turquia e Marrocos, na intenção de comprar algumas peças para decorar a casa.
Um dos grandes diferenciais do e-commerce do TapisAntik são os preços mais acessíveis quando comparados com os praticados pelas lojas físicas. Isso, aliado à exclusividade de um produto vintage e feito à mão, gerou resultados animadores. Logo na primeira semana de lançamento, somente no Instagram, as primeiras peças já foram vendidas. E, em um ano e meio, o TapisAntik chegou a um número expressivo: mais de 250 tapetes vendidos.

kilim_bessarabian
turco_kayseri
soumak_turcomeno

Os tipos de tapetes oferecidos são variados, mas sempre em fibras naturais (algodão, lã e/ou seda). As origens vão desde os famosos persas, afegãos, turcos, russos, indianos, paquistaneses, até os portugueses arraiolos e os brasileiros Casa Caiada. O critério mais importante da curadoria é que sejam feitos a mão e imprimam beleza e personalidade na decoração.

Paola faz questão de frisar que as marcas do tempo muitas vezes valorizam os tapetes: “Os TapisAntiks escolhidos para a nossa curadoria que possuem “imperfeições”, são exemplares que acreditamos que tais detalhes os deixaram ainda mais belos, com mais textura, história e charme.” conta Paola. “Algumas pessoas preferem e procuram por esses exemplares com mais história.”, complementa Bruno.

Além disso, neste mercado, quanto mais antigos alguns tapetes ficam, mais raros são de encontrar.

Sua curadoria diferenciada chamou a atenção da famosa marca de decoração Westwing. Juntos eles irão lançar em breve uma campanha na plataforma online da parceira com uma coleção de 24 peças inéditas especialmente escolhidas para os clientes da empresa.

TapisAntik – Algumas curiosidades

Cada coleção cápsula, que conta com em média de 6 a 12 exemplares, é anunciada com lançamentos feitos simultaneamente no instagram e no site com data e hora marcada. O processo de compra é todo feito pelo site, mas a divulgação acontece pelo Instagram. Como todos os tapetes são peças únicas, vale a pena ficar ligado para não perder aquela paixão à primeira vista.

Dentre os tipos de tapetes mais procurados, os geométricos com fundo vermelho saem com muita rapidez. Mas há quem prefira os raros kilims Bessarabians, que também são sucesso absoluto da marca. Suas belíssimas padronagens florais no fundo escuro são ousadas e inconfundíveis. “É frequente receber pedidos por fila de espera, mas como trabalhamos com o garimpo de peças vintages, é impossível precisar quando vamos encontrar, em qual tamanho e muito menos garantir um design similar a um TapisAntik que já foi vendido e se tornou desejo.”.

Várias pessoas os procuram para vender seus próprios tapetes. Os motivos são diversos: seja por conta de uma mudança para um espaço com proporções diferentes, herança de algum parente ou simplesmente pelo desejo de renovar o ambiente. É nesse momento que entra a curadoria impecável do TapisAntik, capaz de enxergar o potencial das peças escolhidas e já imaginar como ficariam ambientadas dentro de uma proposta moderna. A mistura do novo com o antigo, coexistindo na mesma decoração, é a aposta do casal para uma casa aconchegante e com alma.

Advertising