LOFT , POR ANDREA BRITO, NATASHA FROTA E RAFAELA LUCENA

Apartamento-Loft da 12ª edição carioca da mostra Morar Mais por Menos

Com 80m2, o apartamento-loft da 12ª edição carioca da mostra Morar Mais por Menos foi criado pelas arquitetas Andrea Brito, Natasha Frota e Rafaela Lucena, à frente do escritório Garimporio, para apresentar a linha de produtos da loja Americanas.com.

Peças com design simples e fáceis de usar marcam a versatilidade da marca, propondo um jeito de morar aconchegante e cheio de personalidade.  A “decoração que cabe no bolso” foi o ponto de partida para o desenvolvimento do conceito do projeto. O trio propôs um novo olhar sobre o uso e o reuso dos objetos – como os armários da cozinha feitos a partir de móveis empilhados, mostrando que não é preciso pagar caro para morar em uma casa cheia de estilo.

Primeiramente, as arquitetas desconstruíram o espaço para revelar as marcas do tempo, valorizar a beleza do imperfeito, do impermanente e do incompleto. Basearam-se no conceito de wabi-sabi, uma visão estética japonesa centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição, representada pela apreciação estética do despojamento e do viver de uma vida comum com simplicidade. Na tradução literal do termo, “wabi” significa “quietude” e sabi “simplicidade”.

 Através deste conceito, o trio desenvolveu a estética do loft, dando destaque aos elementos que compõem este espaço: móveis e objetos aparentemente usuais, mas que, utilizados de uma maneira inusitada e combinados de uma forma criativa, ganharam um valor estético e funcional agregado.

Luminárias bacanas
Tijolinho e cimento como materiais
Vista geral, cheia de detalhes
Cantinho da poltrona
image006
A tela faz a divisória
A cama com a iluminação delicada de bolinhas
Estante bem charmosa
image010

 

Morar Mais por Menos aconteceu na sede do Clube do Flamengo – Avenida Borges de Medeiros, 1.111 – Lagoa.

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram