DECORAÇÃO DE ÁREA SOCIAL DE APARTAMENTO ALUGADO MISTURA PEÇAS DO IMÓVEL

Eclética e colorida, a decoração da área social deste apartamento alugado é um mix de peças do antigo endereço dos inquilinos com móveis que já estavam no imóvel atual e itens novos de valor acessível, entre móveis e marcenarias. Projeto das arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, do escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores.

Área social de 45m2 de um apartamento no Leme com 150m2 renovada pelo escritório CO+LAB JUNTOS ARQUITETURA

Um casal na faixa dos 35 anos que já tinha um filho pequeno e estava “grávido” de gêmeas decidiu se mudar para um apartamento alugado bem maior para acomodar melhor a família, que em breve passaria a ter cinco membros. Assim que eles encontraram este imóvel de 150m2, no Leme (bairro na zona sul do Rio de Janeiro), encomendaram às arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, do escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores (@colab_juntos_), um projeto de decoração, sem quebra-quebra, específico para a área social, que tem 45m2. “A cliente pediu muitos assentos na sala, tanto no estar como na mesa de jantar, para receber familiares e amigos. Ela também queria mesclar alguns objetos e mobiliários do apartamento anterior com peças novas para compor a atual área social, e inserir também muitas plantas“, conta Fernanda. “Apesar de já ter uma base bonita, a sala era muito grande em comparação ao antigo apartamento e, por isso, alguns móveis do endereço anterior ficaram proporcionais“, revela Juliana.

O apartamento foi alugado com mesa e cadeiras de jantar. A estante verde com pintura em pátina também já estava nele e foi transformada em bar, atendendo ao pedido da cliente. “Ela já tinha uma mini adega e avisou que compraria um cervejeira“, explica Fernanda. Como a cliente também precisava de espaço para armazenar louças e copos, as arquitetas desenharam um bufê de madeira com portas em palhinha (com 2,70m de largura), dividido em dois blocos para facilitar o transporte e sua adaptação em caso de mudança de endereço.

A pedido da cliente, o pufão azul (assinado pelo designer Fernando Jaeger) do antigo imóvel foi reaproveitado e transformado em mesa de centro, mas, para isso, ganhou uma bandeja de madeira desenhada pelas arquitetas e apoiada sobre ele. “O pufão azul ditou os tons e o colorido da sala. Como a cliente informou que adorava cores fortes, sempre inseridas pontualmente, escolhemos peças de decoração mais coloridas e compensamos com tons mais neutros, com pouca saturação, na pintura das paredes, a exemplo da cor Chá de Menta, as Suvinil“, informa Juliana. O rack sob a extensa bancada onde fica a tv também veio do endereço anterior.

Segundo as arquitetas, após a execução do projeto (que levou dois meses para ser concluído), a área social se tornou um espaço colorido, alegre e convidativo para os moradores receberem os amigos e curtirem momentos agradáveis em família. O resultado é uma decoração que elas batizaram de “eclética contemporânea”.

Nosso maior desafio neste projeto foi incluir o maior número de assentos possíveis e ainda manter os ambientes integrados, sem atravancar o espaço“, conclui Fernanda.

FICHA TÉCNICA:

  • Autoria do projeto: Arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso
  • Escritório: Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores
  • Instagram comercial: @colab_juntos_
  • Fotógrafa: @LuizaSchreier.ArchPhoto
  • Área total do apartamento: 150m²
  • Metragem somente da área social: 45m²
  • Localização: Leme, bairro na zona sul do Rio de Janeiro
  • Perfil dos proprietários: Casal na faixa dos 35 anos, com 3 filhos pequenos.
  • Não houve modificações na planta da área social. A intervenção das arquitetas foi somente de decoração, incluindo desenho de marcenaria.
  • possíveis e ainda manter os ambientes integrados, sem atravancar o espaço
  • Estilo da nova decoração da área social: Contemporâneo eclético
  • Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: 2 meses de projeto

Advertising