CRIATIVIDADE E DESCONTRAÇÃO NESTA COBERTURA EM ICARAÍ

NESTA COBERTURA DUPLEX, EM ICARAÍ, NITERÓI, O ÓCIO CRIATIVO É PRATICADO A QUATRO MÃOS DURANTE A QUARENTENA

O isolamento social aproximou ainda mais a arquiteta Amanda Miranda de sua filha, Bibi, que juntas criaram pinturas artesanais nas paredes do quarto da menina e da brinquedoteca


O casal, a arquiteta Amanda Miranda e o advogado Thiago (ambos com 37 anos), e a filha Bibi de 2 anos (Ana Beatriz) moravam no mesmo bairro em um apartamento de três quartos. Resolveram então se mudar para esta cobertura duplex, querendo mais espaço e assim poderem aumentar a família. Queriam um “clima de casa” nesse novo imóvel.

A sala de baixo era bem pequena na planta original, o que incomodava bastante a arquiteta, já que ela queria aproveitar todos os móveis que havia comprado para o apartamento anterior (especialmente a mesa de jantar, o sofá e a rack). Para resolver esta questão, a arquiteta incorporou a varanda deste pavimento à sala. Neste primeiro pavimento ficam a suíte do casal, o quarto da filha Bibi, banheiro social, sala e cozinha.
Sob a escada, foi projetada uma estante para expor objetos, livros e plantas, com acabamento em laca cinza, cor presente também no rack e no sofá, aproveitando melhor esse espaço.

O andar superior é destinado ao lazer da sua família, concentrando um espaço de home theater, integrado com a área da churrasqueira. Inicialmente, a ideia era abrir tudo, mas a arquiteta se deparou com um grande pilar, que foi revestido com espelho para minimizar sua presença. Em termos de obra, ela avançou a sala existente na área livre do terraço, onde não havia nenhuma construção, criando ali uma nova cobertura com estrutura metálica fechada em vidro. Já na área externa foi criado um pequeno ambiente de estar, com um deque com ducha e uma jacuzzi ao fundo. A arquiteta também criou nesta área de lazer um lavabo para atender todo o segundo andar.

A arquiteta conta que, em geral, seu trabalho é marcado pelo uso de cores intensas e por isso não poderia ser diferente em seu próprio lar. Explorou com total liberdade a mistura de cores, estampas e texturas.

Vermelho e azul são cores primárias que combinam com tudo e permitem constantes mudanças de cores nas almofadas e adornos. O vermelho, particularmente, foi usado no acabamento da grande mesa da área gourmet, contrastando com as cadeiras brancas. A cristaleira centenária era da bisavó do marido da arquiteta. Antes em madeira escura, foi modernizada em laca azul, ganhando um ar mais leve e descolado

Agora, o grande toque de charme vem das pinturas feitas pela arquiteta nas paredes. No primeiro mês da quarentena, a arquiteta sentiu muita falta de trazer mais vida e criar novos espaços para a filha brincar. Daí surgiu a ideia de desenvolver uma pintura no quarto da filha, com a temática do lobo mau, personagem que Bibi ama. Como o quarto já era bem colorido, a arquiteta optou por usar apenas duas cores na pintura. Ali, a filha reúne suas bonecas e brinca por horas, interagindo com a pintura e curtindo o novo espaço.

A segunda pintura foi feita no cantinho da antiga varanda (hoje uma brinquedoteca), que fica recuada do ambiente de jantar. O tema neste caso foi um “jardim encantando” onde Bibi brinca, desenha e faz suas atividades escolares online. O espaço conta com mesinha, cadeira infantil, tapete e caixas de brinquedos.

A reforma foi completa e durou 3 meses.

Autora do projeto: arquiteta Amanda Miranda, do escritório Amanda Miranda Arquitetura
Tipo de imóvel: cobertura duplex
Área total do imóvel: 180m²
Localização do imóvel: Icaraí, em Niterói
Estilo da decoração: contemporânea
Paisagismo da área externa: assinado pela paisagista Clarice Perroni
Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram