COBOGÓS SÃO DESTAQUE NESSE APARTAMENTO EM COPACABANA

Arquiteta Bianca da Hora assina projeto de reforma e decoração deste apartamento com 115m2, em Copacabana, sob medida para um empresário que mora sozinho, de 49 anos

O cliente, solteiro de 49 anos, empresário, morava em um apartamento de 70m2, em Laranjeiras, mas sentia falta de espaço para receber em casa. Por isso, ele mudou para este apartamento mais amplo, com 115m2, em Copabacana.

O projeto de reforma, de autoria da arquiteta Bianca Da Hora, foi total, onde todos os cômodos foram trabalhados pela arquiteta e 90% da decoração é nova. Apenas alguns tapetes, um sofá (que hoje está no escritório) e uma poltrona foram trazidos da residência anterior.

O cliente queria algo mais despojado com total integração da área social.
A arquiteta propôs manter um pilar com o concreto original aparente e projetou uma estante (em metalon preto com painel de madeira e rack em laca cinza) para criar ali uma atmosfera mais jovem. Em bom estado, o piso original em taco foi mantido, mas foi preciso trocar algumas peças, lixar e aplicar um novo sinteco para renová-lo totalmente. O conceito principal deste projeto foi a integração entre os ambientes para o morador receber os amigos.


Os cobogós da cozinha dão um charme especial ao ambiente.

Gostamos muito de usar cobogós em nossos projetos e vimos uma ótima oportunidade neste novo trabalho, em particular. Integramos as salas e a cozinha com eles, pois ajudam a criar uma permeabilidade visual, além de facilitar a ventilação cruzada”, explica a arquiteta Bianca da Hora.

As principais mudanças na planta do imóvel após a reforma foram: 

 – O terceiro quarto que fazia fronteira com a sala foi demolido para ampliar a área social do apartamento e este novo espaço transformado em sala de tv e leitura.
– Os outros dois quartos foram mantidos, sendo um usado como escritório e outro como dormitório.

– A cozinha, originalmente grande, foi reduzida para ampliar a sala de jantar e a parede que separava os dois cômodos foi substituída por cobogós.

Quanto a paleta de cores da área social, a arquiteta optou por usar tons neutros, como preto, branco e cinza, associados à madeira, deixando as cores mais fortes para os objetos de decoração, almofadas, obras de arte e flores.
Os armários da cozinha receberam uma cor inusitada, o azul bic, trazendo descontração e jovialidade para o espaço.

Para solucionar um imprevisto na obra, uma viga muito grande entre a cozinha e a sala que, se ficasse exposta, tiraria a ideia de integração, foi criado um rebaixamento na área da sala de jantar, a fim de nivelar as alturas, com “rasgos” de luz que lembram um pergolado.

Produção: em função da pandemia, Aldi flosi assinou a produção remotamente, que foi executada pela arquiteta Bianca da Hora com o arquiteto de sua equipe, Rodolfo Consoli.

·        Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)
 ·       Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 1 mês
·        Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 6 meses
.        Autoria do projeto: arquiteta Bianca da Hora
·        Nome do escritório: Da Hora Arquitetura
·        Localização do imóvel: altura do Posto 6, em Copacabana, na Zona Sul    do Rio de Janeiro
·        Área total do imóvel: 115m2

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram