CASA NO JARDIM BOTÂNICO MISTURA ESTILOS COM MUITA LEVEZA

Arquiteta Carmen Zaccaro assina projeto de reforma e decoração desta casa ampla, com 320m², no Jardim Botânico, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro

A casa fica no Jardim Botânico. O casal trocou um apartamento pela casa para ter mais espaço para o lazer e o convívio com a família e amigos.

Com 320 m², no térreo estão a sala de estar, de jantar, a cozinha, piscina, área de lazer e churrasqueira. No primeiro pavimento fica a área íntima, com 4 quartos.

A decoração é praticamente toda nova, misturando peças antigas herdadas, obras de arte e tapetes a móveis contemporâneos.

Marcenaria da estante: desenhada pela arquiteta e executada em carvalho americano pela Canto de Dormir

Quando compraram a casa, a piscina ficava nos fundos, isolada da área social, sem incidência de sol e nenhum charme. A arquiteta propôs então criar uma nova piscina no jardim da frente, integrado à sala de estar através de uma agradável varanda. Projetou também uma área gourmet com apoio de bar, geladeira e churrasqueira, além de um confortável lavabo/vestiário.

Cesto de fibra natural: Ubud Ombrelones: Tidelli Rio Espreguiçadeiras: Tidelli Rio Piso: Placa cimentícia, da Ekko revestimentos
Banquetas altas: acervo dos moradores Bancada: Quartzo Branco, da Marmoraria Hadriale Marcenaria: desenhada pela arquiteta e executada pela Marcenaria Serla em peroba-do- campo

O projeto do anexo foi elaborado em estrutura metálica branca e telha com isolamento térmico para amenizar o calor, já que o sol no jardim é intenso o ano todo. A marcenaria foi desenhada pela arquiteta e executada em peroba-do-campo. Já a churrasqueira e o balcão formam revestidos com réguas de porcelanato.

Mesa e cadeiras: Tidelli Rio Aparador: Velha Bahia Centro de mesa: Mac Design Vaso com arranjo: Studio Grabowsky Quadro: Gam


A piscina antiga foi aterrada, abrindo espaço para uma área descoberta que passou a ser usada pelo casal para atividades físicas.
A execução rápida e limpa da piscina foi feit pela empresa francesa Desayoux, com tecnologia moderna em estrutura metálica e concreto, e acabamento em adesivo, que causa um efeito lindo de água em movimento.

A sala de estar é leve, clara e aconchegante, com móveis e objetos herdados da família dos moradores convivendo em harmonia com estilo mais contemporâneo. Espaços bonitos e de fácil manutenção.

Cama: Canto de Dormir Marcenaria: desenhada pela arquiteta e executada pela Canto de Dormir Piso: Ipê Champagne, original da casa Roupa de cama + almofadas: Lutece Puro linho Cortina: Lutece Puro linho

Cadeira assinada por Sergio Rodrigues: Arquivo Contemporâneo Acabamento da parede: textura de cimento feita na obra Luminária de mesa: Ponto de Luz Vaso: Studio Grabowsky Cadeira de escritório: Charles Eames, da Novo Ambiente


O quarto de casal tem cores suaves e relaxantes, a pedido dos moradores.
A arquiteta usou um  rosa clássico vieux rosé, em releitura contemporânea através da técnica tie dye sobre fundo branco. O ambiente, de 30m2, inclui penteadeira para ela, espaço de home office para o casal e uma estante generosa para os livros.

Marcenaria: desenhada pela arquiteta e executada em peroba-do-campo pela Marcenaria Serla Bancada: em Ariston Prime, da Marmoraria Hadriale Vaso com arranjo: Studio Grabowsky Revestimento do frontão: Ekko Revestimentos Revestimento amadeirado do piso: Ekko Revestimentos Misturador: Deca


“Gosto muito da mistura de estilos e acredito que essa mistura traz mais personalidade ao projeto, pois conta um pouco da história dos moradores”, explica Carmen Zaccaro.

Entrada principal da sala Cômoda: Dona Maria Primeira, do acervo dos moradores Tapete: acervo dos moradores Quadro: do artista Eduardo Sued Vaso em vidro: Studio Grabowsky Esta varanda fica no andar superior, na lateral da piscina Poltronas e sofá: Trançarte Banco em teka: acervo dos moradores Almofadas: Bebel Franco Fotografias: Gam Piso: placa cimentícia, da Ekko revestimentos
Vasos: Studio Grabowsky Quadros: Gam

“A casa tinha um astral pesado, escuro e triste. Acho que consegui transformar a residência em um lar aconchegante, alegre e moderno, mais de acordo com o estilo do casal. O que mais gostei foi saber que a família passou a ficar mais em casa e passou aproveitar todos os espaços que antes eram subutilizados”, explica a arquiteta Carmen Zaccaro.

• Autoria do projeto: arquiteta Carmen Zaccaro 

• Nome do escritório: Carmen Zaccaro Arquitetura

• Localização do imóvel: bairro Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro 

• Tipo de imóvel: casa 

• Número de pavimentos: 2 

• Área total: 320 m2 (dos quais 120m2 compreendem os ambientes de estar). 

• Divisão do imóvel: térreo com sala, sala de jantar, cozinha, piscina, área de lazer e churrasqueira; primeiro pavimento com área íntima com 4 quartos. 

• Perfil dos moradores: casal na faixa dos 40, com uma filha adolescente. 

• Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 1 mês. 

• Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 5 meses. 

• Conceito/inspiração do projeto: na área da piscina a arquiteta se inspirou na arquitetura dos resorts Balineses, evidenciando um estilo rústico chique que valoriza as texturas dos materiais naturais: madeira, palha, cimento e tijolinho em total harmonia com a exuberância da natureza do entorno.

 • Paleta de cores da área social: a arquiteta optou por uma base neutra para realçar as cores exuberantes do verde do entorno da casa; escolheu o mobiliário externo na cor azul para repetir o tom da piscina; pintou a parede da entrada da casa na cor coral, mesmo tom do tapete oriental do acervo do casal, ajudando a realçar a beleza da cômoda Dona Maria Primeira, em jacarandá.

• Estilo da decoração: contemporâneo.

• Fotógrafo: Juliano Colodeti, do MCA Estudio (@mca_estudio)

Principais fornecedores relacionados embaixo de cada foto da sequência abaixo:

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram