CASA MINIMALISTA CERCADA PELA NATUREZA
Um olhar minimalista para a casa dos sonhos
Projeto – @quintellaarquitetura

A primeira casa dessa família traduz detalhadamente o sonho da casa própria. Ao invés de comprarem um imóvel e transformarem ou ainda apostarem em um apartamento na planta, aqui foi diferente. Como um sonho, o projeto foi construído do zero, aos poucos: compra de terreno, fundação, construção e todas etapas até a decoração.


O local escolhido foi o Rio de Janeiro, na Ilha de Guaratiba. Quando chegaram até o escritório da arquiteta Lívia Quintella (@quintellaarquitetura), responsável pelo projeto, eles já possuíam diversas inspirações.
A construção, de 144m², possui um olhar moderno, onde, desde a entrada, é possível perceber a integração entre a casa e o ambiente externo.




A fachada com grandes janelas realiza a conexão entre interior e exterior e revela um pé direito duplo, além da porta imponente que dá boas vindas ao imóvel.
Na área externa, ao invés das tradicionais churrasqueira e piscina, foi criado um pergolado de bambu, com uma área para descanso com futon, almofadas e um ofurô, um espaço para conectar e trazer leveza pro meio do contato com a natureza,A parte interna da casa também foi pensada dessa forma, com uma valorização das iluminação e ventilação naturais.
Uma das paixões da moradora são as borboletas e, na sala, sob a escada, pequenas borboletas traduzem a leveza do projeto, como se bailassem pela parede. Na sala, tons claros e clean dão o tom da paleta de cores, que se estende por todo projeto.
Alguns pontos de cor ganham destaque ao longo do projeto, como o sofá azul, na sala, e cristaleira preta que, além de expor a paixão da moradora por canecas, traz um toque retrô ao projeto, conferindo ainda mais personalidade.
A cozinha foi pensada em conceito aberto, já que a família não solicitou muito espaço para armazenamento. Os armários inferiores atuam como organizadores do espaço e as prateleiras superiores decoram e dão personalidade ao ambiente. Outra curiosidade é a área gourmet coberta, que permite o uso em quaisquer situações climáticas.

No segundo andar da casa, há 03 quartos: a suíte principal e dois quartos de hóspedes. cada um deles foi pensado de forma diferente, seguindo um estilo próprio.
Na suíte, quarto e banheiro estão integrados, bem como o closet, facilitando o dia a dia. Esse ambiente foi pensado de forma clean e funcional, para descanso e, quando necessário, trabalho.


Em outro quarto, um toque boho confere personalidade, destacando-o do projeto; no outro, uma pegada mais comfy e acolhedora.


Um dos detalhes favoritos da construção é a claraboia, que permite noites estreladas como teto da casa.




