CASA EM ITAIPAVA COM TODO O CONFORTO E PRATICIDADE

As arquitetas Carol Freitas e Gabriela Eloy imprimem ares urbanos, com décor masculino e minimalista, nesta casa de 480m² em Itaipava, refúgio de um casal, sem filhos.

A casa, localizada em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, nunca havia sido habitada, e foi totalmente reformada pela dupla de arquitetas. Com 480 m² divididos em 4 pavimentos, foram feitas as seguintes intervenções: criação de uma lavanderia e da suíte de empregada na garagem (a lavanderia ficava antes junto à cozinha, no pavimento superior); integração total da cozinha à sala de estar e jantar; as quatro suítes originais, no terceiro pavimento, foram remodeladas e transformadas em três, abrindo espaço para ampliar a suíte máster, aumentar seu banheiro e criar o closet. O sótão, antes inexistente, foi criado pelas arquitetas, bem como a obra do elevador, com acesso aos quatro pavimentos.

Em prol do conforto térmico, a dupla conduziu um estudo do sótão – pavimento criado por elas – que levou a um tratamento especial no telhado e nas paredes do espaço,para manter o interior aquecido nos dias mais frios.
Já a suíte principal ganhou um sistema de aquecimento do piso,que contempla a área do quarto e do closet.

A casa foi projetada para um casal na faixa dos 50 anos, empresários, sem filhos, para que eles pudessem passar os finais de semana ou até mesmo morarem daqui a alguns anos. Queriam uma casa ao mesmo tempo aconchegante e prática para receber os sobrinhos e a família. Além disso, pediram também uma garagem especial para o carro, com uma antessala elegante com adega e charutaria para receber os amigos, que também são colecionadores de carros de luxo.
Localizada no condomínio Granja Brasil, em Itaipava, onde a arquitetura tem, em sua maioria, um estilo normando, a casa, vista pelo lado de fora, mantém o mesmo padrão, porém toda a área interna foi modificada, atendendo à demanda dos proprietários por uma casa de férias totalmente prática na qual, ao apertar um único botão, pudessem desligar tudo e ir embora, sem grandes preocupações.
Iluminação:Studio Eloy e Freitas Arquitetura

  • Fotógrafo: Denilson Machado, MCA Estúdio.
cozinha integrada

cozinha integrada

cozinha integrada

cozinha integrada

jantar

jantar

jantar

jantar

jantar

jantar

estar

estar

lavabo

lavabo

suite

suite

suite

suite

sótão

sótão

sótão

sótão

escritório

escritório

Curta As Arquitetas no Facebook