APARTAMENTO NA BARRA DA TIJUCA

O apartamento, novo,  está localizado no Condomínio Ocean Front, na Barra da Tijuca, RJ.
O escritório de Carmen Zaccaro teve bastante autonomia para propor ideias e conduzir o projeto, mas alguns pedidos foram feitos, como uma casa prática, sem “frescuras” e sem excessos, com uso de materiais de fácil manutenção e poucas, mas boas peças na decoração. A reforma foi completa, em todos os ambientes dos 230 m² do imóvel.

A ideia que norteou o projeto foi criar ambientes leves e claros e, ao mesmo tempo, aconchegantes. Para alcançar esse objetivo, a arquiteta recorreu ao uso da madeira no mobiliário e na marcenaria e ao tijolinho nas paredes.

– Autor do projeto: arquiteta Carmen Zaccaro

 

1sala


– Principais alterações construtivas e estruturais: Havia dois quartos de empregada; um foi quebrado para criar a copa e possibilitar posicionar o fogão em ilha. O outro foi transformado em escritório, voltado para a área social, com a colocação de porta de correr em madeira de demolição, tipo painel, em simetria com outro painel de demolição que substituiu a porta de acesso à circulação. Todas as portas, com exceção das portas dos quartos, foram substituídas por painéis de correr de madeira de demolição e de laca branca (cozinha).
– Tempo total de execução do projeto: Seis meses.
– Perfil dos moradores: Casal, ela produtora de eventos e ele construtor de barcos.
– Considerações sobre a articulação entre os ambientes: As portas principais de acesso (circulação, cozinha e escritório) foram substituídas por painéis de correr. A varanda abrange sala, escritório e o quarto do casal.
– Ambientes sociais: Sala, escritório e varanda.
– Estilo da decoração: Contemporâneo e despojado.
– Paleta de cores usada na decoração da área social: Base neutra em branco e madeira, e uso de cores fortes em detalhes pontuais.
– Paleta de cores usada na área íntima: Na suíte do casal foi usada outra base neutra, desta vez o cinza, presente nas paredes com textura de cimento, na cama de linho cinza da Canto de Dormir, e na cortina da Empório Beraldin. A madeira também está presente no piso e nos criados-mudos da Canto de Dormir.
– Marcenaria: Toda a marcenaria é da Canto de Dormir, desde a estante da sala em laca, passando por todos os armários e closets, até os armários dos banheiros.
– Mobiliário: Todos os móveis são novos e assinados por designers brasileiros. Destaque para as poltronas Oscar, de Sergio Rodrigues, e poltronas em madeira e couro assinadas por Carlos Motta.
– Piso da área social: Porcelanato italiano 1.00 X 1.00, da Ekko Revestimentos.
– Piso da área íntima: Madeira perobinha, da Parquet Nobre.
– Iluminação: Projeto da Lumini. O pergolado de gesso com iluminação de led no centro foi criado para atenuar um grande desnível causado pela existência de uma viga, o que acabou criando um efeito interessante, com ares de casa.
– Tecidos: Foram priorizados tecidos naturais, como o linho nas cortinas e o brim peletizado nas capas brancas dos sofás.
– Produção: Carmen Zaccaro
– Fotos: Juliano Colodeti/MCA Estúdio
VISTA SALA DE ESTAR

VISTA SALA DE ESTAR

VISTA SALA DE ESTAR

PORTAS DE CORRER

PORTAS DE CORRER

DETALHE DE TIJOLINHOS

DETALHE DE TIJOLINHOS

barra da tijuca

DIVISÓRIA

2jantar

JANTAR

COZINHA

COZINHA

COZINHA

COZINHA

COZINHA

COZINHA

SUITE CASAL

SUITE CASAL

SUITE CASAL

SUITE CASAL

SUITE CASAL

SUITE CASAL

2banheiro

BANHEIRO

3banheiro

BANHEIRO

Curta As Arquitetas no Facebook