UM BANHEIRO E SPA PARA RELAXAR

Projeto – Plano A Arquitetura – Instagram: @planoa_arquitetura
Fotos – Gustavo Bresciani – Instagram: @brescianifotoarq

As arquitetas Mônica Beltrão e Rosana Marcolino, do escritório Plano A Arquitetura


Um banheiro, um spa e um lugar para relaxar, tudo em um único ambiente. Essa foi a proposta das arquitetas Mônica Beltrão e Rosana Marcolino, do escritório Plano A Arquitetura, para o espaço que assinam na mostra Morar Mais Por Menos, que acontece no Rio de Janeiro de 07 de outubro a 21 de novembro, em São Conrado. O evento acontece em uma mansão de frente para a praia, proporcionando um visual bem carioca às janelas dos ambientes decorados.

Estreantes no evento, o ambiente feito por elas é batizado de “Sala de banho e SPA”, e tem como inspiração o estilo urban jungle. “Nós incluímos plantas e elementos naturais na decoração, proporcionando aos usuários uma conexão com a natureza”, conta Mônica. “O ponto de partida é a vista para o mar que nosso ambiente tem. Os tons belos das praias cariocas serviram de inspiração para trazer a natureza para o espaço, conectando exterior e interior”.

Essa ligação entre o entorno e a “Sala de banho e SPA” é feita por outros elementos além das plantas. “As janelas da sala de banho emolduram o mar de São Conrado, proporcionando aos nossos visitantes um momento de contemplação da paisagem e reconexão com nosso interior. Para trazer esse efeito para dentro do projeto, fizemos uso de materiais naturais, como pedras, madeira e palha, além das cores verde e branco que transmitem paz e leveza”, explica Rosana.

O espaço de 30 m² já contava com uma banheira no piso, que não cabia no conceito do projeto, o que gerou um desafio a mais para as arquitetas em criar um ambiente que isolasse a banheira e mantivesse a ideia de um spa. Da casa, foram aproveitados ainda o piso, bancada, cubas em mármore ônix e os armários em madeira que foram pintados.


A iluminação natural está bem presente no ambiente, já que toda a fachada é com esquadrias de vidro. “Para a iluminação artificial, estamos usando lâmpadas de led e perfis de led para destaque do pergolado”, comenta Beltrão. Quando o assunto é revestimento, as arquitetas lançaram mão do uso de tijolinho cimentício rústico, conferindo um ar jovem. Espelhos em partes diferentes trazem mais amplitude ao ambiente e o piso recebe um laminado.

Para manter a ideia de “Morar Mais Por Menos”, as arquitetas mantiveram toda a marcenaria existente, apenas dando uma nova cara com uma pintura que fizesse uma melhor composição com os demais detalhes do décor. “O detalhe da palha natural para o pergolado também foi pensado para dar um tom mais rústico e mostrar que o belo é acessível a qualquer bolso quando usamos a criatividade”, finalizam.

A mostra acontece até o dia 21 de novembro, na Av. Niemeyer, 550 – casa 10 – São Conrado – Rio de Janeiro.

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram