APARTAMENTO PARA FÉRIAS EM MIAMI

Arquiteta carioca Nayara Macedo assina projeto de reforma e decoração deste apartamento com 150m2, em Downtown Miami, para um casal de brasileiros entre 50 e 60 anos


Comprado na IKEA, o tapete orietal de estampa floral da sala foi o ponto de partida para definir a paleta de cores do espaço

Localizado em um  luxuoso condomínio de Biscayne Bay, Downtown Miami, em frente ao conhecido Perez Art Museum e da Americas Airlines Arena, o imóvel, que fica no sétimo andar, conta uma vista panorâmica do mar e da cidade de South Beach.

Os proprietários, um casal de brasileiros (entre 50 e 60 anos) com residência fixa no Rio de Janeiro e apaixonados pela Flórida, decidiram ter uma segunda residência em Miami, com planos futuros de poder usufruir por mais tempo das praias, do clima quente e da grande variedade de entretenimento que a cidade oferece.  Além disso, a Flórida se tornou para eles um ponto de partida acessível para viajar para demais partes do mundo.

Neste projeto de reforma e decoração, a arquiteta trabalhou os seguintes cômodos: sala, cozinha, lavabo, suíte master, closet e varanda, criando toda uma nova decoração.  Apenas o sofá em couro branco, previamente escolhido e comprado pelo casal, foi mantido.

Na reforma, a cozinha foi integrada à sala. Para ficar à mostra, o ambiente ganhou acabamentos em madeira (o tom escuro foi escolhido para criar contraste, garantindo um ar contemporâneo, sóbrio e ao mesmo tempo refinado), bancada e front em mármore Carrara e eletrodomésticos de ponta, das marcas Miele e Subzero. “Quis eliminar a cara de cozinha tradicional, usando nela os mesmos acabamentos da sala. Ao invés de lançar mão de uma bancada de refeições com banquetas altas na ilha central, optei por uma mesa de jantar, que pode ser usada, inclusive, como mesa de trabalho”, conta a arquiteta. Esta integração favoreceu a entrada da luz natural na cozinha e o aproveitamento da exuberante vista do mar, que pode ser apreciada de todos os cômodos do apartamento. A luz natural abundante vinda dos grandes painéis de vidro com pé direito duplo no living faz o espaço parecer mais amplo.  A aplicação de pisos novos e mais claros também contribuiu para aumentar esta sensação.

Logo após a circulação de entrada fica a cozinha integrada ao living, este com pé direito duplo, fartamente iluminado de luz natural graças aos grandes painéis de vidro na fachada do edifício. Ao cruzar o living chega-se a uma ampla varanda compartilhada com a suíte master, com vista exuberante do mar e de pontos turísticos famosos da cidade.

Com um estilo contemporâneo e refinado, a decoração se utiliza das cores para criar um decor sofisticado e moderno, através do uso de contrastes e mix de texturas. A inspiração da paleta de cores surgiu a partir do tapete estampado, que virou o ponto focal da decoração.

O mobiliário da sala integrada à cozinha foi garimpado pela arquiteta na Artefacto Miami, várias peças assinadas pelo designer Jader Almeida, como uma forma de prestigiar o design brasileiro.

Para o quarto do casal foram escolhidos tons de verde escuro, contrastando com mobiliario e pisos claros. Segundo a arquiteta, o verde representa a natureza e o bem- estar e também está associado a emoções e à sensação de paz e aconchego. Para completar este clima leve e ao mesmo tempo elegante, a arquiteta optou por roupa de cama em linho, da linha Arthur Casas para a Trousseau USA.

Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 30 dias
Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 3 meses (1 mês para os “permits” necessários e mais 2 meses para execução e finalização).
Autora do projeto: arquiteta Nayara Macedo 
Nome do escritório: Brick group usa – Miami / Grupo Brickell  – Brasil 
Tipo de imóvel: apartamento linear, com 150m2
Produção de arranjos: Suzane Macedo 
Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram