APARTAMENTO COM PEGADA RETRÔ NO RIO DE JANEIRO

O imóvel antigo, com 180 m², foi reformado pelo escritório carioca MRG Arquitetura, da dupla Maurício Rebello (arquiteto) e Getúlio Evangelista (engenheiro civil) para atender a um casal sem filhos, na faixa dos 50 anos.

O projeto de reforma e decoração renovou revestimentos, iluminação, esquadrias, instalações elétricas e hidro-sanitárias, louças e metais, marcenaria e mobiliário. A única alteração no dimensionamento e posicionamento dos cômodos foi a abertura do 3º quarto para ampliação de ambiente social com criação de sala de jantar.

_CA_7001-1

Na área social, um carpete escondia o piso de tacos em escamas de peixe. Restaurado e refeito, o sinteco com acabamento fosco devolveu o aspecto natural da madeira, valorizando o ambiente.

_CA_6952-1

LIVING

_CA_6994-1

O objetivo da paleta de cores era manter ambiente de tons neutros e que “conversassem” entre si. A partir da madeira bem presente nos móveis, no piso e na parede de lambris, foi feita uma opção pela utilização do branco, que na parede da sala de jantar aparece com relevo 3D do porcelanato, em harmonia com as paredes de cimento queimado, dando uma linguagem mais contemporânea ao ambiente.

JANTAR

JANTAR

Já na cozinha, por apresentar pouca iluminação natural, foram utilizados revestimentos claros, com detalhes na parede da bancada em tons quentes, mas mantendo a referência da linha retrô.

COZINHA

COZINHA

_CA_7023-1

 O banheiro tem uma história engraçada. Originalmente, as paredes eram revestidas com azulejos azuis, no mesmo tom da banheira que foi mantida. O desejo da cliente era mantê-los. Desta forma foi sugerida utilização de bancadas e afins em mármore branco e o piso com desenhos retrô na cor azul. Nas paredes seria usado um revestimento em porcelanato vertical até meia altura, para permitir a substituição das instalações hidráulicas antigas. No meio da obra, a cliente resolveu não aproveitar mais o azulejo azul original e este foi substituído pelas pastilhas em vidro, que tiveram que apresentar o mesmo tom dos originais.

banheiro

 O mobiliário é contemporâneos com toques retrô, aproveitando algumas peças do cliente e privilegiando espaços amplos, sem excessos. Peças de design, como a poltrona de Zanini de Zanine, e cores nos quadros e almofadas equilibram o conjunto,

QUARTO

QUARTO

Fotógrafo: Denílson Machado/MCA Estúdio

Curta As Arquitetas no Facebook