APARTAMENTO CHEIO DE VERDE NA LAGOA, RJ




A paisagista Anna Luiza Rothier abre as portas de seu apartamento na Lagoa, com clima de varanda dentro de casa

Paisagista ANNA LUIZA ROTHIER (4)

Recheada com plantas por todos os lados, a morada transmite o estilo solar da proprietária e a paixão por seu ofício

A vista inigualável da Lagoa, com a Pedra da Gávea ao fundo, é emoldurada pelas janelas do apartamento onde mora a paisagista Anna Luiza Rothier, cobrindo os 10 metros da fachada e quase todo o pé direito da sala de estar. Adquirido há seis anos, o imóvel de 280m² passou pelas mãos de sua amiga e designer de interiores Paola Ribeiro no ano passado, que auxiliou na escolha das cores e disposição dos móveis, objetos e obras de arte, uma das grandes paixões da moradora. Recentemente, Anna aproveitou a troca de alguns móveis para dar uma nova repaginada nos ambientes e incluir mais plantas na decoração, assumindo de vez o clima de “jardim suspenso” dentro do seu apartamento e levando a natureza para dentro de casa.

Apartamento na Lagoa, no Rio de Janeiro, da paisagista ANNA LUIZA ROTHIER

Apartamento na Lagoa, no Rio de Janeiro, da paisagista ANNA LUIZA ROTHIER

DETALHE

DETALHE

O retrofit foi feito com a finalidade de realizar um antigo sonho da moradora: equipar a casa com o melhor do design contemporâneo brasileiro. Para isso, Anna Luiza garimpou no Arquivo Contemporâneo peças autorais de Guilherme Wentz, Emdoïsdesign, Gisela Simas e Jader Almeida, que assina a grande maioria dos móveis de sua sala, um espaço de 180m² que integra estar, jantar, hall de entrada e área da TV.

MUITO VERDE

MUITO VERDE

Apartamento na Lagoa, no Rio de Janeiro, da paisagista ANNA LUIZA ROTHIER (10)

Se em casa de ferreiro o espeto é de pau, na casa da paisagista ocorre o oposto: ela não só criou um verdadeiro horto tropical em vasos de diversos tamanhos sob as janelas, com pleomeles variegatas, dasylirions, filodendros, aspargos, peperômias e samambaias, como ocupou seu novo carrinho de chá Teca, criação de Jader Almeida transformado em um jardim volante, com essas e outras espécies provenientes da chácara Penta, onde, há mais de 40 anos, a profissional cultiva e vende as plantas que utiliza em seu paisagismo.

DETALHE PLANTAS

DETALHE PLANTAS

Ainda no living, outros grandes destaques são as duas estantes que vão do chão ao teto e servem como divisórias entre o hall de entrada, a sala de estar e jantar – antes ocupadas por objetos decorativos, agora abrigam folhagens pendentes exuberantes de samambaias, filodendros, aspargos e peperômias variegatas, formando um maciço verde que confere maior privacidade a quem usa a sala.

A VISTA DA LAGOA

A VISTA DA LAGOA

Essa profusão verde se espalha por toda a casa, com canteiros, vasos e arranjos de flores trocados semanalmente pela paisagista. Ela mostra que o jardim pode ser uma das mais emocionantes formas de decoração que um apartamento pode ter, substituindo toda a coleção de pratarias, objetos e muranos que ocupavam mesas e estantes por plantas. Já na cozinha, Anna criou uma hortinha orgânica, com manjericão, pimenta vermelha, pimenta amarela, alecrim, tomilho e salsinha, que ela utiliza no preparo de suas refeições. No quarto, pequenos vasos de vidro sobre a penteadeira e mesa de apoio são ornados com diversas flores e pequenos galhos com sementes, conferindo uma atmosfera romântica e delicada ao cômodo.

DETALHE

DETALHE

“Diversas pesquisas recentes comprovam o que já sabemos há anos na prática: ter plantas dentro de casa faz bem para nossa saúde física e mental. Elas purificam o ar – algumas espécies, inclusive, reduzem o nível de toxinas perigosas, como amônia, formaldeído e benzeno, enquanto outras liberam oxigênio à noite, proporcionando bem estar e melhorando a qualidade do sono”, explica Anna Luiza. “Uma casa com plantas tem mais energia, é viva e positiva”, conclui a paisagista.

HALL

HALL

JANTAR

JANTAR

COZINHA

COZINHA

BANHEIRO

BANHEIRO

QUARTO

QUARTO




Curta As Arquitetas no Facebook