A PISCINA É O DESTAQUE

Nesta casa na Ilha do Governador, a arquiteta Amanda Miranda transformou o andar térreo em lazer da família e construiu um piscina em blocos com diferentes níveis, com a lateral voltada para a sala em vidro transparente

O primeiro pedido à arquiteta Amanda Miranda foi humanizar a fachada, que era toda branca, sem vida e sem detalhes.
O segundo pedido foi uma ampla área gourmet no andar térreo, com espaço livre para as festas, incluindo estar, jantar e adega generosos. E banheiros grandes, para atender a muitas pessoas. 

Para a fachada, a arquiteta lançou mão de jardins verticais e revestimentos de madeira, aplicando espelhos em locais estratégicos para ampliar algumas áreas, como o final da piscina.

O andar térreo existente, com parte semienterrada, era praticamente vazio e sem utilização.
Foi ali que a arquiteta criou os espaços de lazer da família, com área gourmet composta de cozinha com churrasqueira e despensa, banheiros, ambientes de estar e de refeições.


Também foi construído um compartimento com função de adega climatizada, de 8 m².

A proprietária, sob a claraboia


A claraboia sobre o ambiente de estar foi uma ideia da arquiteta, para trazer mais luz natural ao espaço, já que não havia janelas (apenas as portas de entrada).

A piscina é destaque nesse projeto.
Os proprietários  pediram uma raia e um deque molhado. Tirando partido da declividade do terreno, a arquiteta criou uma piscina de formato inusitado, em blocos que se conectam em diferentes profundidades. O ponto alto da piscina é, sem dúvida, sua parede lateral em vidro transparente, voltada para a sala de estar, criando grande impacto visual. As pastilhas na cor verde que revestem o interior da piscina integram ainda mais seu volume à vegetação ao redor.

O conceito principal do projeto era  criar um ambiente amplo e contemporâneo, com elementos de estilo rústico chic.

A paleta de cores usada na decoração das salas atendeu ao pedido da proprietária, de ter um ambiente descontraído para receber amigos e promover festas.  Cores alegres e fortes, como azul, bordô e laranja dão o clima.

O piso em cimento queimado, a parede revestida com tijolos de demolição e alguns móveis e marcenaria em madeira de demolição complementam o aspecto rústico.

A maior parte dos móveis é nova. Foram aproveitados apenas o sofá bege abaixo dos quadros (onde a moradora está lendo), as duas poltronas de couro e as cadeiras da bancada de madeira.

Autora do projeto:  Amanda Miranda, do escritório Amanda Miranda Arquitetura
Localização do imóvel: Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Tipo de imóvel: casa 
Número de pavimentos: a casa tem três pavimentos, mas a arquiteta trabalhou somente o andar térreo (semi-enterrado), o quarto do casal (que fica no terceiro pavimento) e também fez intervenção nas fachadas, introduzindo jardins verticais e alguns revestimentos novos.
Andar térreo: 143m² 
Área externa com piscina: 97m² 
Suíte do casal: 14m²
Área total do terreno: 400m²
Perfil dos moradores: família com três pessoas, sendo o marido empresário (42 anos), a esposa médica (39 anos) e o filho estudante (8 anos)
Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 45 dias
Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 4 meses 

Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram