QUARTO DE BEBÊ DESCONTRAÍDO E LUDICO

ARQUITETA MARIA CLARA DE CARVALHO, SÓCIA DA PÍLULA ARQUITETURA, MOSTRA O QUARTO DE SEU FILHO RECÉM-NASCIDO “JOCA”, DECORADO EM TONS TERROSOS

O projeto foi pensado para o bebê recém-nascido Joaquim, filho da arquiteta Mariana Clara de Carvalho, sócia do escritório PÍLULA ARQUITETURA (34 anos) e de Alexandre de Carvalho (36 anos, publicitário)

A ideia era não seguir um tema específico. Por isso, os arquitetos misturaram elementos com liberdade e descontração, criando um ambiente lúdico, jovial, com ar meio hippie e natural, para despertar o desenvolvimento e a criatividade do “Joca”.
Os arquitetos também não se preocuparam em seguir um estilo. Eles simplesmente valorizaram elementos feitos à mão que despertavam nos moradores um valor sentimental, como a parede de bolinhas, que foi pintada pelo pelos pais do bebê quando ele ainda estava na barriga, o quadro pintado pelo tio João, as cerâmicas artesanais da tia Marina etc. Cada cantinho lembra alguém especial da família do casal.

A paleta de cores foi inspirada nos tons terrosos que nos remetem à natureza, destaque para o mostarda, o verde musgo e o terracota. “São cores que transmitem calma e desertam a criatividade“, explica a arquiteta e mãe de primeira viagem Maria Clara de Carvalho. 

Sem dúvidas, a parede de bolinhas e a cabana/mosquiteiro em cima do berço roubam a cena no projeto. “Como ideia das bolinhas surgiu como uma forma de despertar a criatividade do Joca, não poderia ser um simples papel de parede. Por isso, eu e meu marido resolvermos fazer essa intervenção num final de semana, cheio de música, enquanto esperávamos nosso filho chegar“, conta a arquiteta Maria Clara de Carvalho. “Já o mosqueteiro em cima do berço traz uma sensação de aconchego e nos remete ao clima boêmio. Quando o Joca crescer, ela vai virar uma cabaninha para o Joca brincar de acampamento“, acrescenta ela.

Autores do projeto: arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, sócios do escritório Pílula Antropofágik Arquitetura

·        Instagram: @Pilula.Arquitetura
·        Localização: Gávea, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro
·        Destaques do projeto: 
·        Tempo de elaboração: Cerca de 2 meses (o projeto foi sendo executado e alterado conforme as ideias iam surgindo) ·        Tempo de execução do projeto: 1 mês

·        Fotógrafa: @luizaschreier.archphoto

Principais fornecedores deste projeto:

            •         Berço/Moiséis – Bixitu Brasil

            •         Berço/Cama – Kaike da Tulip Baby

            •         Cômoda – Abracadabra (acervo pessoal)

            •         Sofá Chesterfield – acervo pessoal

            •         Prateleira, cabideiro e revisteiros – Leroy Merlin

            •         Cabana/mosqueteiro – Grão de Gente

            •         Tapete – Zara Home Kids

            •         Quadro João Fasolino

            •         Potinhos de higiene – Cerâmicas artesanais @marinadmx_art

            •         Porta fraldas de linho natural – Vintage it Baby

            •         Trocador – Grão de Gente

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram