SERGIO RODRIGUES

“O dia é de tristeza para o universo do design e da arquitetura. Faleceu na manhã desta segunda-feira (1/9), aos 86 anos, Sérgio Rodrigues, um dos maiores nomes da criatividade brasileira.

De acordo com uma das funcionárias do escritório do designer, Sergio já apresentava um quadro de saúde debilitado há alguns dias. O motivo da morte não foi divulgado e a cremação acontecerá no Rio de Janeiro, na quarta feira.”

Via Casa Vogue Brasil – glo.bo/1A0hc7K 

sergiorodrigues

Sergio Rodrigues é esta figura iluminada de personalidade marcante, que soube transformar suas inquietações numa obra coerente e reveladora da cultura brasileira. Sergio é, sem dúvida alguma, uma das mais admiráveis expressões do design em nosso país. O traço coerente e único inscreveu seu nome na história do design do século 20, sobretudo pela criação de uma grande variedade de produtos, dos quais o mais famoso é a Poltrona Mole.

Ao lado de mestres como Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, Sergio tornou o design brasileiro conhecido internacionalmente.Transformou totalmente a linguagem do móvel, foi generoso no traço e no emprego das madeiras nativas e, como bem afirmou Lúcio Costa, com a criação da Oca integrou a ambientação de interior no movimento de renovação de nossa arquitetura.
A aproximação de desenho do móvel moderno com certos objetos da cultura brasileira, e a não preocupação com modismos, acentuam o espírito de brasilidade que tanto busca Sergio Rodrigues 

Dentro de uma família intelectualizada por parte do pai, os Rodrigues, pelo lado da mãe, os Mendes de Almeida, (Fernando e Cândido), juristas, jornalistas, foi gerada a personalidade do arquiteto e designer Sergio Rodrigues que recebeu como legado o senso crítico, a exuberância e o humor familiares. Uma das manifestações dessa herança foi a defesa da criação de formas a partir de referências brasileiras, um olhar atento ao que era criado pelo mundo e contrário ao macaquear de referencias. Essa postura tão simples quanto clara, deu a ele a possibilidade de ser o pai das mais celebres criações do design brasileiro.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais detalhes no site http://www.sergiorodrigues.com.br/
 

 

Curta As Arquitetas no Facebook