UM OÁSIS NA CASACOR MINAS

Com apenas 28 anos, a arquiteta Bárbara Barbi faz sua estreia solo na CasaCor Minas 2021 com o Living Oásis, um espaço projetado do zero por ela, com três painéis pivotantes em muxarabi de tauari que fazem uma suave transição entre as áreas coberta (de 48m2) e externa (de 72m2)

A Arquiteta Bárbara Barbi no LIVING OÁSIS assinado por ela na CasaCor Minas 2021 _ Fotógrafa Bárbara Dutra

A palavra Oásis nos remete remete a um ambiente que, em um meio hostil ou numa sequência de situações desagradáveis, proporciona prazer. Em meio a todas as experiências recentes, vividas globalmente, o projeto desse espaço projetado pela jovem arquiteta Bárbara Barbi (@barbarabarbiarq), de apenas 28 anos, busca oferecer um refúgio aos seus visitantes. Com ampla conexão com o entorno, o living gera uma sensação de deleite e tranquilidade, com espaço para uma pequena copa e área de leitura. O deck acrescenta um ingrediente irresistível: uma sauna ecológica, toda feita em vidro, instalada em meio a um cuidadoso paisagismo tropical.

LIVING OÁSIS assinado pela arquiteta Bárbara Barbi na CasaCor Minas 2021 _ foto de Gustavo Xavier

LIVING OÁSIS assinado pela arquiteta Bárbara Barbi na CasaCor Minas 2021 _ foto de Gustavo Xavier

A proposta vai além da questão estética, muito bem cuidada, para oferecer uma narrativa que permeia todo o ambiente. Aqui, a história se conta pelo estímulo dos sentidos, equacionando sombras e transparências e misturando ao contemporâneo uma pegada rústica. Parte da arquitetura concebida utilizou-se de um módulo de contêiner que internamente é envelopado em painel madeirado de jequitibá rosa e, na parte externa, ganha painéis ripados em madeira ecológica na cor areia.

Para garantir frescor, todos os revestimentos foram cuidadosamente escolhidos – o piso mescla porcelanato bem clarinho com madeira que demarca os espaços. A textura de tecnocimento presente no teto também se encontra nas paredes e na fachada externa, conferindo uma homogeneidade de cores e tons.  A iluminação pontual cria uma ambiência quase cenográfica, bastante aconchegante, e os armários no mesmo tom madeirado do teto e paredes se misturam a esse espaço. Peças de cerâmica e cestaria em palha valorizam o feito à mão, presente também nos tapetes, executados por artesãos do interior mineiro, em juta e sisal.

Enaltecendo texturas, tramas e toques, o detalhe da tapeçaria de parede chama o olhar, em camadas coloridas cheias de movimento. O sofá mais baixo utiliza tecido encorpado e dialoga com as poltronas em crochê, e a base da mesa em tronco de madeira natural, uma escultural peça de destaque, reforça a imponência das formas orgânicas.

Entre o living e o deck, três painéis pivotantes – em muxarabi de madeira tauarí – fazem a transição perfeita entre interno / externo. O sistema de vidros deslizantes possibilita totalmente a abertura e aproxima o entorno, abrindo vãos para que a natureza seja a convidada de honra na área interna. Fora, uma lareira de chão se harmoniza com sofá e duas poltronas e a iluminação feita por lanternas agregam um charme genuíno ao ambiente.

Tudo se encaixa, como em uma bem-executada partitura, em que os atos são ditados pela harmonia de texturas com apelo ao natural, criando a exata sensação de prazer que um oásis pode oferecer.

CasaCor Minas 2019:

·        Período: 14 de setembro a 17 de outubro.

·        Local: Palácio das Mangabeiras (Rua Professor Djalma Guimarães,157 – Belo Horizonte/MG)

·        Horário: de terça a sexta, das 14h às 22h. Aos sábados, das 12h às 22h e aos domingos, das 11h às 20h

·        Informações: (31) 3286-4587; contato@casacorminas.com.br

·        Ingressos e agendamento de visitas: https://casacormg.byinti.com/ 

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram