PAINÉIS DE NOEL MARINHO NA SP ARTE

GALERIA CARIOCA MARCIA BARROZO DO AMARAL APRESENTARÁ NA SP ARTE, DE 20 A 24 DE OUTUBRO, PAINÉIS DE AZULEJOS BY NOEL MARINHO EM COMPOSIÇÕES E CORES INÉDITAS

Livro “Noel Marinho – O uso imaginoso dos azulejos” será lançado em São Paulo, no dia 21 de outubro, às 16h, na Arte 132 Galeria, em Moema

Um arquiteto a frente do seu tempo. Noel Marinho (1927 – 2018) atuou ao lado de grandes mestres como Oscar Niemeyer e Lucio Costa, por isso é representante da geração que participou intensamente dos áureos tempos da arquitetura brasileira moderna, a partir dos meados dos anos 50. Muito mais que um arquiteto, Noel era um exímio muralista e sempre teve um especial interesse pela integração do azulejo e do mosaico, personagens semióticos marcantes na Arquitetura Brasileira.

Desde o início, desenhou painéis de azulejos – sua cabeça estava em constante criação, desde desenhos até colagens. Ainda pouco conhecida do grande público, essa produção de composições improváveis de formas e cores e o alinhamento de Noel à estética do modernismo que vigorava nas artes e na arquitetura no período de sua formação, era um tesouro escondido, revelado por sua filha Patrícia Marinho e pela curadora e museologista Heloisa Amaral Peixoto, através do projeto que leva o nome do artista.

Para SP-Arte 2021 – de 20 a 24 de outubro

De 20 a 24 de outubro acontece a 17ª SP Arte (@sp_arte), maior feira de arte da América Latina, que este ano estreia na ARCA, galpão industrial dos anos 1960, em Vila Leopoldina, transformado em um novo pólo de arte de São Paulo.

Com seu olhar apurado, a galerista Marcia Barrozo do Amaral, selecionou 11 obras inéditas de Noel Marinho para seu estande na SP-Arte desse ano. A galerista é conhecida por apresentar apenas um artista nas grandes feiras.  Marcia já levou nomes consagrados como Frans Krajcberg, Ascânio MMM, Hilal Sami Hilal, entre outros.

As peças apresentadas foram desenvolvidas a partir de 8 matrizes cujas composições e cores partem de trabalhos originais de Noel. A paleta de cores exclusiva foi desenvolvida juntamente com a olaria pelo próprio artista.

O acervo terá ainda um banco “azulejado” e a primeira tapeçaria (com 1,80 x 1,20m) estampada com um desenho de Noel (de 1958). Essas reinterpretações do legado de Noel (incluindo transposições para novos suportes, dimensões e tiragens) são feitas pelo Estúdio Design Noel Marinho (@noel_marinho), comandado por sua filha (também arquiteta) Patricia Marinho, com sócia Menuèle Colas, sempre com a curadoria de Heloísa Amaral Peixoto.

Como arquiteto, Noel também se dedicou ao design de mobiliário, joias e tapeçarias dentro do espírito modernista que sempre o acompanhou. Além dos painéis e quadros de azulejos, a individual também irá apresentar o banco “TRAÇADOS”, criado originalmente nos anos 1960 e a tapeçaria nos anos 50, feita a partir de uma série de 3 desenhos em nanquim.

E ainda, no dia 21 de outubro (quinta-feira), às 16h, será lançando o Livro “Noel Marinho – O uso imaginoso dos azulejos”, na Arte 132 Galeria (@arte132galeria), em Moema.

Marcia Barrozo do Amaral na SP–Arte 2021

20 a 23 de outubro das 12h às 20h
24 de outubro das 11h às 19h
Local: ARCA – Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina

www.sp-arte.com/visitacao/

ESTÚDIO DESIGN NOEL MARINHO:

·        Rua Carlos Góis, 447 / 201 – Leblon – Rio de Janeiro

. estudio@noelmarinho.com.br

·        @noel_marinho

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram