LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE A VIDA E CARREIRA DE BERNARDO FIGUEIREDO

Livro sobre a vida e carreira do designer e arquiteto Bernardo Figueiredo (1934-2012)  será lançado no Rio NESTA QUARTA-FEIRA (27/10) no Arquivo Contemporâneo de Ipanema, com exposição de 18 móveis de sua autoria, incluindo três reedições inéditas

Para os amantes do mobiliário moderno brasileiro, uma boa notícia: no dia 27 de outubro (quarta-feira) será lançando no Rio, no Arquivo Contemporâneo de Ipanema, o livro “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro” (capa dura, 21x28cm, 176 páginas, bilíngue, Editora Olhares, 150 reais). Para comemorar, o empresário João Caetano vai inaugurar, no mesmo dia, uma exposição com 18 móveis assinados pelo designer, ambientados na vitrine e no showroom do Arquivo, incluindo três reedições inéditas: a cadeira Prima, a mesa de centro Joá e a mesa lateral Leblon.

Escrito por Maria Cecília Loschiavo dos Santos (professora titular de Design da FAUUSP), Amanda Beatriz Palma de Carvalho (doutora em Design) e Karen Matsuda (mestre em Design), a publicação faz parte do projeto idealizado e produzido por Angela Figueiredo (produtora cultural, atriz e filha de Bernardo), com supervisão de Adriana Figueiredo (cineasta, atriz, tradutora e filha de Bernardo).

A narrativa do livro parte do ambiente em que Bernardo cresceu, se formou e iniciou sua vida profissional, nos anos 1950, no Rio de Janeiro. A partir disso, faz uma revisão sobre sua atuação em capítulos sobre o design de móveis no auge da produção moderna; seu protagonismo no projeto do Palácio do Itamaraty, em Brasília (quando conviveu com Oscar Niemeyer, Burle Marx, Athos Bulcão, Bruno Giorgi, Sergio Rodrigues e Joaquim Tenreiro); sua arquitetura, que inclui dezenas de edifícios no Rio de Janeiro; entre outros legados.

No Rio, todos os móveis assinados por Bernardo Figueiredo são comercializados, com exclusividade, pelo Arquivo Contemporâneo.

ARQUIVO CONTEMPORÂNEO:

·        Rua Redentor, 147 – Ipanema

·        Tel:  97007-7507

·        www.arquivocontemporaneo.com.br

·        @arquivocontemporaneoofical

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram