DECORAÇÃO LOW COST CHEIA DE CHARME

Com orçamento de US$ 6 mil e prazo de um mês, arquiteta carioca Nayara Macedo decora apartamento alugado em Miami para ser o novo lar de um jovem engenheiro, com dupla cidadania, que morava na Califórnia.

A partir da esquerda a arquiteta Nayara Macedo, o morador Andrew Morais e produtora visual Suzane Macedo

O cliente morava na California e a pandemia trouxe a possibilidade de ele trabalhar de forma remota (online), a partir de Miami, onde ele poderia conciliar seu trabalho na empresa, onde atua como engenheiro civil, com os novos projetos pessoais. 

Apesar das medidas enxutas, apenas 70 m², o imóvel conta com enormes painéis de vidro na fachada que inundam todos os ambientes com luz natural, aumentando assim a sensação de amplitude dos espaços, que já eram integrados.

Como o imóvel é alugado, o primeiro pedido do morador era um projeto de decoração a preço fechado, baixo custo e com tudo incluído (enxoval básico para um homem solteiro). O segundo pedido foi o prazo curtíssimo para a execução do projeto, pois ele se mudaria para Miami em apenas duas semanas, sem trazer qualquer bagagem que não fosse a própria mala de roupas. Portanto, 100% da decoração é nova e incluiu não só a seleção de móveis e a decoração em geral como também a compra de utensílios de cozinha, toalhas, roupas de cama, etc.

O cliente frisou ainda que queria um TV grande na sala, um sofá confortável (que também pudesse ser usado como cama de hóspede) e bastante espaço para receber amigos. A arquiteta também propôs uma mesa, posicionada atrás do sofá, para ser usada como apoio de refeições/bar ou bancada de trabalho em tempos home office.

Apartamento alugado em Miami com decor LOW COST assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO, executado em um mês
DETALHES Apartamento alugado em Miami com decor LOW COST assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO, executado em um mês

Apartamento alugado em Miami com decor LOW COST assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO, executado em um mês

DETALHES Apartamento alugado em Miami com decor LOW COST assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO, executado em um mês

DETALHES Apartamento alugado em Miami com decor LOW COST assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO, executado em um mês

Apartamento alugado em Miami com decor LOW COST assinado pela arquiteta NAYARA MACEDO, executado em um mês

Esse estúdio urbano, moderno e despojado, tem um  clima “cool”, com ambientes completamente integrados, vista para a cidade e para o mar e foi feito para receber.  

 O espaço une sala de TV, estar, jantar, home office e ainda pode receber hóspedes, eventualmente. A arquiteta utilizou os próprios móveis e itens decorativos para delimitar visualmente os ambientes, sem a necessidade de criar novas paredes divisórias, além das portas de correr em vidro jateado já existentes no apartamento,  que separam o dormitório da área social. 


O lavabo foi decorado com placas de trânsito (incluindo a placa do carro que o cliente usava na Califórnia), uma alternativa interessante, descolada e barata que, juntamente com a pintura na cor preta, mudou completamente o visual do espaco com poucas intervenções e baixo investimento.

“Este apartamento desmistifica a ideia de que um apartamento bonito, confortável e estiloso é necessariamente caro e inacessível.

“Outro ponto que adoro é layout acertivo, integrado, feito para “receber”. E ainda a escolha cuidadosa das peças, cores e texturas que quebraram a neutralidade e tornaram o ambiente receptivo e descolado, refletindo as características do estilo de vida do morador”, explica a arquiteta.

Autora do projeto:  arquiteta Nayara Macedo
Nome do escritório: BrickGroupUsa – Miami / Grupo Brickell  – Brasil
Instagram profissional: @naymacedodesign
Localização do imóvel: Downtown Miami, em frente ao famoso Perez Art Museum e Americas Airlines Arena, onde acontecem os badalados jogos de basquete do Miami Heat. O edifício também é vizinho do famoso edifício One Thousand Museum, projetado pela arquiteta Zaha Hadid. 
Vista do apartamento: vista panorâmica para o mar e a cidade de South Beach.
Área total: 70 m2.
Perfil do morador: Andrew Morais, 28 anos, engenheiro civil, solteiro, com dupla cidadania (brasileiro e americano). Nasceu em São Francisco, Califórnia, e mudou para Goiânia antes de completar 4 anos, retornando à Califórnia aos 23 anos.
Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 2 semanas
Tempo total de execução do projeto: 2 semanas
Conceito do projeto: Estúdio urbano, moderno, masculino, jovem, despojado, com clima “cool” feito para receber.   O espaço une sala de Orçamento low cost. O budget sempre é uma questão importante em qualquer projeto, mas, neste caso, foi essencial
Principais lojas de Miami e lojas online onde a arquiteta garimpou móveis, objetos, acessórios, utensílios, roupa de cama etc.: Ikea (os dois tapetes sobrepostos da sala são de lá), Home Goods (uma rede de lojas que possui excelentes marcas com bons preços), Article, West Elm, Target, CB2, entre outras. Também teve garimpo online de peças e móveis maiores e garimpo presencial de acessórios.  A arquiteta teve carta branca do cliente para selecionar os itens da decoração, mas tudo foi aprovado por ele de forma online, já que ele estava na California e ela em Miami. Ele, de fato, chegou no apartamento com tudo pronto e decorado. 
Ponto alto deste projeto, segundo a arquiteta: Sem dúvida o “high style, low budget
Estilo da decoração: moderno, urbano, despojado, jovial. O mix de referências à decoração californiana, iluminação natural, cores, itens e texturas deixaram o apartamento cool, receptivo e agradável.
Fotógrafo: Bethania Canavesi Photography
Produção visual: Suzane Macedo
Arranjos: Suzane Macedo

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram