CASA EM PIRATININGA PRIORIZA ESPAÇOS CLAROS E INTEGRADOS

LOCALIZADA EM PIRATININGA, NITERÓI, ESTA CASA DE 400M2 FOI PROJETADA PELA ARQUITETA AMANDA MIRANDA EM TRÊS BLOCOS, COM ESPAÇOS CLAROS E INTEGRADOS CONECTADOS COM A ÁREA EXTERNA

Casa em Piratininga, Niterói, projetada e decorada pela arquiteta AMANDA MIRANDA

Jardim vertical com espelho d’água em raia “abraça” a área de estar e jantar com pé-direito duplo, resultando em um espaço extremamente relaxante.

No terreno havia uma casa. A princípio, a arquiteta fez um projeto de reforma, aproveitando grande parte dela, mas logo se percebeu que a estrutura da casa existente, toda em madeira, estava comprometida por cupim. A partir daí, a casa foi colocada abaixo para dar lugar a um projeto totalmente livre da planta. A arquiteta reutilizou todos os tijolos de demolição da casa antiga nas paredes da nova área gourmet.  E parte do entulho também foi reaproveitado na nova obra.

As principais demandas dos moradores eram uma casa prática, com ares contemporâneos, linhas retas e sem telhado.  Pediram também uma grande área gourmet para receberem a família, que é enorme, e os amigos, que são muitos. E ainda quatro quartos, sendo um deles no primeiro pavimento (andar térreo) e os demais (quarto do casal e um quarto para cada filha) no segundo pavimento.

Os moradores, ele com 37 anos, trabalha com mercado financeiro; ela, também com 37 anos, é empresária. O casal tem duas filhas, de 3 e 5 anos e tinham outros pedidos importantes: projetar uma casa ecologicamente correta, mas que fosse financeiramente viável. Para isso, a arquiteta lançou mão dos seguintes recursos:
·        reaproveitamento de parte do entulho durante a obra
·        reaproveitamento dos tijolos de demolição da casa existente no terreno, que foi demolida porque sua estrutura original em madeira estava comprometida por cupim
·        captação de águas pluviais para serem reutilizadas no jardim
·        uso de placas solares

Quanto a decoração,  na sala principal incluiu-se alguns móveis de estilo mais clássico (no caso, o par de poltronas), mas predomina o estilo moderno, seguindo sempre uma paleta de cores claras.

Já na área gourmet o casal solicitou uma decoração mais descontraída, colorida e ao mesmo tempo leve, com uma pegada rústica-chique.  Até os ladrilhos hidráulicos que revestem a parede atrás da churrasqueira e do forno de pizza tem estampas de coloração clara. Foi neste espaço, inclusive, que a arquiteta Amanda Miranda reaproveitou os tijolos da demolição da casa antiga, revestindo com eles algumas paredes.

Distribuição dos cômodos por blocos e andar: a casa se divide em 3 blocos principais. No bloco central (1) fica a sala principal, que tem o pé-direito duplo e se conecta com as áreas externas pela frente e pelos fundos, e aos blocos 2 e 3 pelas laterais. O bloco 2 fica à esquerda, concentrando no térreo cozinha principal, área de serviço, despensa, lavanderia, garagem e lavabo e suíte de hóspedes; já o andar superior reúne sala íntima, suíte master com closet, além de duas suítes para as filhas, interligadas por uma pequena brinquedoteca.  Por último, o bloco 3, que fica à direita, é destinado à grande área gourmet, com espaço de home theater, churrasqueira, forno de pizza, chopeira, fogão à lenha, cervejeiras, máquina de gelo, bancada de bar alta, mesa grande para acomodar de 10 a 12 pessoas, lavabo, além de um espaço livre para as festas. Na frente da casa fica a piscina com uma sauna e lavabo externo, deixando livre um grande gramado para eventuais festas.

Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 6 meses desenvolvendo o projeto de arquitetura e interior
Tempo total de execução do projeto, entre obra e decoração: 1 ano e 6 meses

Autora do projeto: arquiteta Amanda Miranda, do escritório Amanda Miranda Arquitetura
Localização do imóvel: Piratininga, município de Niterói, RJ
Área total do imóvel: 800m2
Área construída do imóvel: 400m2
Metragem da área externa: 400m2
Projeto de paisagismo: Clarice Perroni
Produção: Amanda Miranda
Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram