A carioca Isadora reencontra, no Instagram, a amiga de escola que se tornou arquiteta e mora em Salvador há 11 anos, e encomenda a ela um projeto à distância para seu novo lar, na Barra da Tijuca.

A arquiteta JULIANA ZAPPA, que assina o projeto e os moradores Isadora Barreto e Thiago Leite

Isadora Barreto (advogada, 36 anos) e Thiago Leite (gemólogo, 35 anos) procuravam um apartamento maior, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), para morar com a filha Letícia (de 3 anos) e a cadelinha Malu, até que encontraram este imóvel de 110m2, em bom estado. Em seguida, eles chamaram a arquiteta carioca Juliana Zappa, que é amiga de infância da cliente e há 11 anos mora em Salvador, para fazer um projeto à distância. “No geral, eles queriam um lar elegante e despojado ao mesmo tempo, mas precisava ser, acima de tudo, bem confortável, não só para o dia a dia da família como também para receberem amigos e parentes. Outro pedido foi evitar quebra-quebra e investir em marcenarias e móveis atemporais e de boa qualidade“, conta Zappa.

Como os clientes não queriam encarar uma obra, a arquiteta fechou a varanda com cortinas de vidro para integrá-la à sala e fechou também a porta de entrada pela cozinha, liberando esta parede para receber os novos armários. O piso original do apartamento, em porcelanato off white no padrão mármore, foi mantido na área social, enquanto os quartos e a varanda da sala ganharam réguas vinílicas madeiradas para deixar os espaços mais acolhedores. Já os banheiros foram mantidos, recebendo apenas acabamento em microcimento sobre as cerâmicas originais do piso e das paredes, enquanto a reforma do quarto da filha acontecerá em uma segunda etapa.

Apartamento de 110m2 na Barra da Tijuca RJ assinado pela arquiteta JULIANA ZAPPA
SALA E VARANDA
SALA
Apartamento de 110m2 na Barra da Tijuca RJ assinado pela arquiteta JULIANA ZAPPA
Apartamento de 110m2 na Barra da Tijuca RJ assinado pela arquiteta JULIANA ZAPPA

O projeto levou em consideração o próprio ofício do cliente, que trabalha com pedras preciosas. Como ele recebe clientes em casa com frequência, era necessário criar uma atmosfera elegante, mas sem abrir mão do conforto e do lifestyle carioca – que é mais despojado e visualmente leve na essência. “Inicialmente, o Thiago mostrou como referência um projeto do nosso escritório que era bem neutro e claro, e sinalizou que não queria cores. Depois, buscamos inspiração na icônica pedra preciosa verde Tiffany, para pintar a estante da sala, só que num tom mais clarinho, e a partir daí definimos os demais acabamentos“, informa a arquiteta.

Na decoração, que segue o estilo “casual-chic”, praticamente é tudo novo e as escolhas dos móveis (na Domi Interiores, em Salvador) foram norteadas, principalmente, pelo quesito “conforto”. Para aumentar a sensação de bem-estar, a arquiteta investiu em revestimentos e acabamentos naturais, como linho, algodão, couro e palhinha, com destaque para as charmosas cadeiras de jantar Thonart, na versão ebanizada. Apenas foram trazidas do endereço anterior peças pontuais, como o trio de mesas de apoio em cortiça ao lado sofá da varanda e alguns objetos decorativos da estante. Já a marcenaria foi desenhada pelo escritório e executada pela MN Armários, também de Salvador.

JANTAR
JANTAR
COZINHA
Apartamento de 110m2 na Barra da Tijuca RJ assinado pela arquiteta JULIANA ZAPPA
SUITE
SUITE

A arquiteta conta ainda que “envelopou” a sala de jantar com painéis de freijó lisos nas laterais e ripados no teto para delimitar visualmente o espaço, deixá-lo mais acolhedor e mimetizar as portas de entrada do apartamento e de acesso à cozinha. Ela também lançou mão de brises verticais na lateral do sofá da sala de estar para demarcar o espaço da antiga varanda, sem obstruir a vista.

Além dos clássicos prazo apertado e limite de orçamento, o grande desafio deste projeto no Rio de Janeiro foi executá-lo à distância, a partir de Salvador. A melhor solução foi lançar mão dos fornecedores com os quais estou habituada a trabalhar na cidade onde moro e o resultado deu tão certo que estamos realizando novas obras no Rio, neste mesmo formato“, conclui a arquiteta Juliana Zappa.

  • Destaques na área social: Sala de jantar delimitada por painéis de freijó natural lisos nas laterais e ripados no teto; estante com acabamento em laca verde claro, com nicho da tv em pedra natural.
  • Destaques na varanda (agora integrada à sala): Móveis com design orgânico, tirando partido do próprio formato arredondado da varanda; mini-espaço gourmet com churrasqueira e adega.
  • Destaques na cozinha: Bancada em Quartzito Taj Mahal; piso e paredes em microcimento; armários superiores em freijó natural (sendo alguns com portas de vidro canelado) e armários inferiores com portas no padrão lambri branco.
  • Destaques no quarto do casal: As ripas de madeira finas coladas diretamente na parede e depois pintadas com a mesma tinta verde da parede criaram um efeito de painel que camufla, inclusive, a porta do banheiro e da entrada do quarto; os armários antigos que foram repaginados e ganharam puxadores de madeira.

FICHA TÉCNICA:

  • Autoria do projeto: Arquiteta Juliana Zappa
  • Nome do seu escritório: Juliana Zappa Arquitetura
  • Instagram: @julianazappaarq
  • Nome do fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio
  • Tipo de imóvel: Apartamento linear
  • Área total do apartamento: 110m²
  • Localização: Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio de Janeiro
  • Perfil dos moradores: Casal Isadora Barreto (advogada, 36 anos) e Thiago Leite (gemólogo, 35 anos), com uma filha (Letícia Leite) de 3 anos e uma pet canina vira-lata chamado Malu. Na infância, a cliente estudou com a arquiteta, que há 11 anos mora em Salvador, e a reencontrou no instagram, passando a acompanhar seu trabalho. Mesmo morando em cidades diferentes atualmente, ela topou fazer o projeto à distância.
  • Estilo da decoração do apartamento como um todo: Casual chic
  • Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo finalização da decoração: 1 ano.

Advertising