UMA CASA SOB MEDIDA, PARA UMA ATMOSFERA DE CAMPO NA CIDADE

Sob medida para uma empresária de 57 anos, a casa em estilo provençal-contemporâneo, traz uma atmosfera de campo para a cidade. Muitas peças usadas na nova decoração já eram da moradora e foram mantidas no novo projeto assinado pelo Studio Livia Amendola por terem grande valor afetivo.

     A cliente, empresária de 57 anos, com dupla nacionalidade (brasileira e espanhola) chegou ao Studio Livia Amendola através do perfil do escritório no Instagram. Com a mudança, ela buscava um local mais seguro e próximo de seus irmãos.

Casa na Freguesia assinada pelo STUDIO LIVIA AMENDOLA

    Como o novo imóvel estava muito deteriorado, a melhor opção foi colocar as paredes abaixo e configurar uma nova planta, adaptada para as necessidades da moradora.

    A cliente queria se sentir em uma casa de campo, cercada de verde em meio a uma atmosfera romântica. “Ela nos trouxe muitas referências de casas de campo espanholas, mediterrâneas, que lembravam, de certa forma, o estilo provençal, porém com uma pegada mais retrô“, conta a designer de interiores Livia Amendola.  Pediu também que os ambientes fossem integrados, bastante claros e ventilados.

Após a grande reforma, os 4 quartos originais deram lugar a 3 quartos na nova planta, usados como suíte máster (com dormitório, banheiro e closet), escritório e quarto de hóspedes.
No projeto de decoração, muitas peças e móveis de grande valor afetivo, sendo algumas herdadas da família, foram incluídas. É o caso da cadeira de escritório em madeira que pertenceu à sua avó materna e passou para seu pai e depois para sua irmã, antes de chegar a ela. Muitos itens da decoração também foram trazidos pela cliente das muitas viagens de férias.

     A paleta de cores da decoração da sala de estar integrada à cozinha tem o objetivo de trazer leveza ao espaço e permitir que a luz natural se espalhasse com mais intensidade, suavizando a presença de peças e itens decorativos de época, do acervo da moradora, que já são bem marcantes. “Buscamos uma neutralidade e atemporalidade na escolha dos acabamentos e cores, que também deixaram o espaço com um ar mais romântico“, acrescenta Livia Amendola.

    A cozinha integrada é valorizada por vãos que garantem a máxima integração com a área externa, permitindo ainda que a luz natural invada todo o espaço. Outro destaque é a divisão delicada do revestimento do piso da cozinha, um azulejo decorado que quebrou o padrão de piso linear e ainda trouxe uma pegada provençal e romântica. A presença de plantas também ajudou a reforçar a ideia da conexão entre espaços internos e externos.

Autoria do projeto: designer de interiores Livia Amendola e engenheiro civil Rômulo Campos, do Studio Livia Amendola 
·        Instagram profissional: @studioliviaamendola
·        Tipo de imóvel: Casa com 1 pavimento térreo
·        Área total do imóvel: Terreno com 353m² e casa com 170m²
·        Localização: Freguesia, no bairro Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro
.        Perfil da moradora: Empresária de 57 anos, com dupla nacionalidade (brasileira e espanhola). A cliente chegou ao Studio Livia Amendola através do perfil do escritório no Instagram.
·        Tempo entre elaboração e aprovação do projeto: 3 meses
·        Tempo de execução do projeto, incluindo a finalização da decoração: 9 meses (mais do que o previsto, em função da pandemia)
·        Estilo da decoração da casa como um todo: Provençal-contemporâneo
·        Produção visual: Andréa Falchi (@falchiandrea)
·        Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram