REFORMA CHARMOSA DE APARTAMENTO EM BOTAFOGO

ESCRITÓRIO MR ARQUITETURA ASSINA PROJETO DE REFORMA E DECORAÇÃO DESTE APARTAMENTO EM BOTAFOGO, RECÉM-COMPRADO POR UMA FAMÍLIA COMPOSTA POR UM CASAL COM DUAS FILHAS PEQUENAS

Apartamento em Botafogo assinado pela arquiteta MARINA ROMEIRO

Os clientes moravam em Jacarepágua, na Zona Oeste do Rio, e resolveram comprar um imóvel na Zona sul da cidade para ficar mais perto do trabalho, no Centro. Além disso, eles queriam um imóvel mais espaçoso para a família. Toda a decoração é nova. Da antiga casa vieram somente a mini adega e a cama do casal.

Eles queriam uma casa com vida, alegre, colorida e que refletisse a personalidade despojada da família. Além disso, solicitaram uma cozinha integrada à sala de estar, a criação de uma suíte (originalmente, o imóvel tinha 2 banheiros sociais, mas nenhuma suíte) e um quarto compartilhado pelas duas filhas, mesmo havendo três quartos no apartamento.

O maior desafio deste projeto foi de pensar o todo de forma que coubesse no orçamento dos clientes, sem comprometer a qualidade e o resultado final. Como eles haviam acabado de adquirir o imóvel, a verba para reforma era reduzida. O escritório de arquitetura teve uma agradável surpresa ao descobrir que havia um taco lindo sob o piso flutuante, o que gerou uma grande economia. A reforma contemplou uma área total de 75m2, deixando de fora as dependências de serviço (área, banheiro e quarto), o escritório e o banheiro social.

A equipe de arquitetos abriu a cozinha para a sala de estar e, na área íntima, criou uma suíte, incorporando um dos dois banheiros sociais que havia na circulação. Para melhorar a circulação da atual suíte, a alvenaria original que separava o cômodo do quarto das filhas foi demolida e uma nova divisão com armário, executado em marcenaria, foi criada.

Na paleta de cores, a ideia geral foi de criar um espaço alegre, cheio de vida, brincando com texturas e cores, mas de forma equilibrada, mantendo a harmonia do espaço. A cor predominante é o azul e o restante da paleta deveria conversar e complementar o tom escolhido.

Principais destaques do projeto, tanto na decoração quanto na arquitetura de interiores:

·        Integração da cozinha com a sala (inclusive com elementos visuais, como a bancada)

dos tapetes)

·        Piso geométrico e colorido na cozinha (dá um toque moderno, alegre e descontraído, além de disfarçar possíveis sujeiras)

·        Banheiro com meia parede em revestimento e o restante em pintura (forma de economizar na mão de obra e material, mas sem perder a bossa) ·        Uso de cores fortes (tanto na parede azul da sala como nas cores

·        Banco embaixo da janela (ele integra todos os ambientes, cria mais espaços para sentar, além de mais espaço de armazenamento)

·        Sofá solto da parede (permite que o layout seja mais versátil, assim como o fluxo da circulação)

Autoria do projeto: arquitetos Marina Romeiro (respondeu ao questionário), Mariana Gomes e Felipe Maia, do escritório MR Arquitetura.

·        Instagram: @mr.marinaromeiro

·        Localização: Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro

·        Tipo de imóvel: Apartamento linear

·        Área total: 95m2

·        Cômodos atuais do apartamento: Cozinha, área de serviço, quarto e banheiro de serviço, sala de estar e jantar, banheiro social, escritório, quarto filhas e suíte casal (quarto e banheiro).

·        Perfil dos moradores: Casal na faixa dos 40 anos (Renata é engenheira e Antônio é jornalista) com duas filhas pequenas (Ana Sofia de 1 ano e Ana Júlia de 5 anos)

·        Tempo total entre elaborar e aprovar o projeto: 2 meses.

·        Tempo total entre executar o projeto e finalizar a decoração: 7 meses (a pandemia adiou alguns planos e comprometeu a maioria dos prazos).

·        Fotógrafo: @LiliaMendel.Fotografia

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram