PALHA, MADEIRA E BAMBU SÃO DESTAQUES NO DESIGN

Palha, Madeira e bambu, o trio queridinho do brasileiro em alta na 7ª edição da Novos Talentos Brasileiros – Design Arte.

 Podem ter diferentes texturas, cores e finalidades, mas uma coisa é certa, esses três materiais são paixão nacional e tornaram-se queridinhos dos decoradores.

Os materiais naturais sempre são destaque e com a pandemia, a sociedade passou a buscar uma forma de se reconectar com os elementos da natureza. A neuroarquitetura em alta – ciência que cria ambientes mais humanizados, considerando o nosso bem-estar, mental e físico – faz com que a busca por esses elementos aumente a cada dia.
A sustentabilidade possui peso forte na escolha. É possível optar por madeiras sustentáveis como a imbuia, o pinho e o mdf. A palha é uma fibra natural, o bambu é orgânico, ambos renováveis. Além do desejo de resgatar toda uma ancestralidade, já que falamos de matérias primas que remetem a trabalhos indígenas.

Esse é o caso do Biombo Etnias, da designer Vânia Toledo Martins (Curitiba – PR), estruturado em imbuia que combinada a palha dos povos indígenas “KuiKuro” mostra toda a brasilidade em uma peça.

Biombo Etnias, da designer Vânia Toledo Martins

As luminárias Flor de Buriti e Palmeira de Buriti destacam o potencial da palha brasileira. “O toque na palha nos faz ter contato com a natureza”, comenta a designer Rayssa.

Flor de Buriti e Palmeira de Buriti projeto da designer Rayssa Martins

O Cabideiro Lembranças, tem seu design inspirado nos antigos cabideiros de casas de fazenda, aqueles bem casa de vó, mas misturado com as curvas das peças contemporâneas, e o charme da palhinha.

Cabideiro Lembranças – de Mariah Lovisi

A Redeira Bambu é uma solução inspirada pela natureza, desenvolvida ao longo de milhões de anos e ainda amplamente utilizada. O contato com os esses materiais, dotados de histórias e heranças culturais estimula memórias além das conceituais, todo espaço afetivo concentrado no interior dos elementos, acessado numa relação viva, corpórea, dinâmica e poética.

Redeira de Bambu – de Tiago Torres

Em tempos de recolhimento, a redeira passa a ser um elemento lúdico e acolhedor no lar, opção para momentos alternados de relaxamento e trabalho em um mesmo ambiente ou, preferencialmente, em uma varanda ventilada com vista.

Estas são algumas das mais de 80 peças apresentadas na 7ª edição da exposição NOVOS TALENTOS BRASILEIRO DESIGN E ARTE, que pode ser conferida gratuitamente, até 14 de agosto de 2022, no CasaShopping.

Advertising