O ARTISTA CONCEITUAL OTAMY ABRE A EXPOSIÇÃO “PORTAS E PORTAIS, ESPAÇO – TEMPO – INFINITO”

O artista conceitual Otamy abre a exposição “Portas e Portais, Espaço – Tempo – Infinito”, trazendo o objeto porta como metáfora e provocação, no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria da Tartaglia Arte.

O artista conceitual Otamy abre a exposição “Portas e Portais, Espaço – Tempo – Infinito”

O artista conceitual Otamy abre a exposição “Portas e Portais, Espaço – Tempo – Infinito”, trazendo o objeto porta como metáfora e provocação, no Centro Cultural Correios RJ

Mostra individual busca o questionamento do objeto pelas mãos do arquiteto de ideias Otamy, com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez.

artista conceitual Otamy  abre a exposição “Portas e Portais, Espaço – Tempo – Infinito “, no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, no dia 17 de setembro, onde o título da mostra é uma metáfora, uma provocação, trazendo a porta não apenas como objeto, mas como conexão, vínculo, passagem, como elemento que pode simbolizar aberturas e finalizações, começos e despedidas. Ou mais além, a porta como eixo conceitual que consolida em si, como matéria, objeto e arquitetura, a delicada concisão que une dois movimentos supostamente díspares: abrir e fechar.  

Otamy busca, nessa mostra individual, o questionamento do objeto, do espaço e das linguagens artísticas tradicionais, visando à invenção de novas poéticas. Desde suas primeiras pesquisas, quando elabora um desenho, ele está discutindo o objeto, ressignificando portas, janelas, frigideiras e tantos outros objetos urbanos pertencentes ao universo popular. Nesse processo que marca seu trabalho, discute as diversas possibilidades de linguagens plásticas e o próprio fazer artístico.

DIÁLOGOS
Nesse sentido, a partir de uma afirmação e de um desejo utópico de abertura de caminhos e reestruturação discursiva, surge no subsolo a dúvida  retumbante, se isso ainda é possível atualmente. Portas ainda são passíveis de serem movimentadas? E se assim o forem, como é possível compreendê-las e empreendê-las poeticamente? Em que medida: passado, presente e futuro, não são apenas dimensões espaços temporais apaixonadas por seus respectivos reflexos e por seus restos em eterno moto-contínuo?


TEXTO
PORTAS E PORTAIS

“Sou arquiteto de ideias,
carpinteiro de sonhos
E artista
Por imposição da minha alma”
“A abstração não é escolha aleatória,
é antes consequência e desenvolvimento
de um pensamento estético”
Um refugiado pode ser
qualquer um,
pode ser você ou eu,
a chamada crise de refugiados
é uma crise humana,
A refugee could be anybody.
it could be you or me,
the so-called refugee crisis
is a human crise”

SOBRE OTAMY

Erenilton Otamy é artista plástico, autodidata, Com 58 anos, brasileiro, nascido na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Desde jovem frequentava as galerias e livrarias, no intuito de aprender as técnicas e melhor entender os grandes mestres (Miró, Picasso, Salvador Dalí, Van Gogh). Sempre teve, inconscientemente, a convicção de ser artista, apesar de somente há poucos anos, estar realizando exposições. Sua arte é conceitual, tendo como objetivo ressignificar objetos do universo popular, esvaziando-os do seu sentido primeiro, para transformá-los em arte contemporânea. Considera-se um artista do mundo, pois sempre liga a arte com questões mundiais. Arquiteto de ideias, carpinteiro de sonhos e artista por imposição da própria alma.   

Instagram: @artistaotamy

SERVIÇO:

Exposição: “Portas e Portais, Espaço – Tempo – Infinito “

Artista: Otamy

Instagram: @artistaotamy

Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez

Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia

Data de abertura: 17 de setembro  de 2022 – das 16h às 19h

Visitação: 20 de setembro a 03 de novembro de 2022

Realização: Tartaglia Arte e Centro Cultural Correios RJ

Site: www.tartagliaarte.org

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Instagram: @_paula_r_soares

Local: Centro Cultural Correios RJ –  3º andar – Salas 1 e 2 

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Tel: (21) 2253-1580

De terça a sábado, das 12h às 19h

Entrada: gratuita
Classificação: livre


Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração. 

Advertising