NOVOS VENTOS NO LEBLON

Arejado, funcional e muito prático. Assim é o apartamento que o arquiteto Maurício Nóbrega reformou para o casal Bruno e Sabrine Bethlem. Pais de Gabriela, de 6 anos, e Gustavo, de 4, o casal de atletas (ele, da Vela; ela, do triathlon) desejava um imóvel que pudesse abrigar a família confortavelmente e ainda receber os amigos de vez em quando.

MAURÍCIO NÓBREGA- LEBLON

O desafio? Com pé-direito baixo e espaços muito compartimentados, o imóvel de quatro quartos tinha um certo ar de confinamento. Nada agradável para quem leva a vida na brisa do mar, como Bruno, atleta olímpico da Vela. Mas, foi justamente do mar – e dos barcos – que veio a inspiração do décor, conta Maurício:

– Optamos por usar poucos móveis grandes. Em vez, de várias coisinhas pequenas. E fizemos tudo inspirado nos barcos. A sala tem um só grande sofá em L, que recebe todo mundo; no jantar, uma mesa grande com cadeiras. Tudo pensado para deixar o apartamento mais confortável e funcional para a família.

As referências marinhas não param por aí. Na sala, que ganhou marcenaria planejada e tons neutros no mobiliário, o azul é a cor de mais destaque e aparece em peças como o balanço e a chaise da varanda, as cadeiras do jantar e o painel de azulejos feito exclusivamente para a família pelo artista Miguel Sereno. O desenho criado por ele remete tanto às velas quanto às ondas.

Além da decoração, a reforma feita na área social também foi essencial para dar amplitude ao espaço que era totalmente dividido. Maurício derrubou paredes e trocou as esquadrias da varanda por portas de correr que se abrem totalmente para um só lado integrando estar e varanda. Um pedacinho da cozinha – que era maior do que a família precisava – também foi “roubado” para ampliar a sala, que agora abriga num só ambiente estar e jantar.

Já nos quartos dos pequenos, chama atenção uma portinha em formato de escotilha que esconde uma passagem secreta entre os dois ambientes. As crianças, claro, adoraram a brincadeira proposta pelo arquiteto. Os espaços ainda têm outra semelhança: as camas ganharam um segundo andar, como num beliche, mas a área ali é reservada para as brincadeiras dos pequenos.

O imóvel tem ainda duas suítes: a do casal, que segue os tons neutros de todo o imóvel na decoração, e uma para os hóspedes. 

Advertising