NOVO E ANTIGO EM PERFEITA HARMONIA

ASSINADO PELA ARQUITETA PATRICIA MARINHO, O PROJETO DO NOVO LAR DE UM CASAL NA FAIXA DOS 60 ANOS PARTIU DA COLEÇÃO DE PEÇAS ANTIGAS HERDADAS DE FAMÍLIA

No banheiro se destaca o painel de azulejos da série Redig, criada em 2014 por Noel Marinho, pai da arquiteta

Apartamento em Ipanema assinado pela arquiteta PATRICIA MARINHO

Quando os filhos saíram de casa, o casal na faixa dos 60 anos (ele belga, ela brasileira) ficou sozinho em uma cobertura triplex de 500m2, em Ipanema, e logo decidiu viver em um apartamento menor, no mesmo bairro. Eles encontraram este imóvel, de 156m2, em um prédio charmoso dos anos 50 e encomendaram o projeto da nova morada à arquiteta Patricia Marinho (@patricia_marinho_arq).

Como os clientes são donos de uma coleção de mobiliários e peças de arte flamenga do século XVII e XVIII, o principal desafio da arquiteta foi acomodar as principais obras no novo lar do casal. Eles também queriam espaços bastante confortáveis e descontraídos.

A arquiteta criou espaços dinâmicos, integrados e de fácil manutenção. Um dos quartos, por exemplo, foi anexado ao living para ampliar a área social, que passou a ter 82m2, e a cozinha foi integrada à sala de jantar, com a possibilidade de ser isolada, quando necessário.

O layout do projeto teve como ponto de partida as obras de arte e móveis clássicos de época, herdados de família, que passaram a conviver de forma harmoniosa com móveis, luminárias e objetos de estilo contemporâneo, todos adquiridos especialmente para o novo lar do casal. “Essa dinâmica de co-existência do antigo e do novo norteou o projeto”, avalia Patricia.

No que se refere à paleta de cores e materiais de acabamento do décor, a madeira escolhida foi a mesma do parquet existente, em peroba-do-campo, promovendo assim o máximo de integração visual com elementos originais do imóvel. As paredes em tom off white e o bege presente em algumas marcenarias ajudaram destacar e valorizar as obras de arte. “No banheiro, destaco o painel de azulejos estampados, da série Redig, criada em 2014 pelo arquiteto e muralista Noel Marinho, meu saudoso pai”, orgulha-se Patricia.

Principais destaques do projeto:

·        A luminária pendente Pirce, da Artemide, centralizada com a mesa de jantar.

·        A tapeçaria flamenga do séc. XVIII, exposta na parede do hall de entrada.

·        A coleção de livros antigos expostos como obras de arte em prateleiras com proteção de acrílico transparente.

·        O pilar de sustentação descascado, agora em concreto aparente, no living.

·        O restauro do piso parquet original do apartamento.

·        A reconstituição das sancas originais do apartamento.

·        A coleção de quadros séc. XVII e XVIII.

·        A marcenaria desenhada especialmente para os ambientes. No canto da TV, por exemplo, o painel em peroba-do-campo mimetiza a porta que dá acesso à área íntima e acomoda em nichos todos os equipamentos de áudio e vídeo.

·        A mesa de jantar com acabamento em laca vermelha.

·        O mobiliário brasileiro de design assinado, com especial destaque para as criações da designer Maria Cândida Machado, representada no Rio pelo Arquivo Contemporâneo.

·        O painel de azulejos estampados na parede do banheiro: série Redig, criada em 2014 pelo arquiteto e muralista Noel Marinho

Fotógrafo: MCA Estúdio (@mca_estudio)

Autoria projeto: Patricia Marinho Arquitetura & Design

Site: www.patriciamarinho.com.br

Instagram: @patricia_marinho_arq

Advertising