LOFT PARA FIM DE SEMANA NO RIO DE JANEIRO

Em apenas 17m2, Pílula Arquitetura projeta micro loft, no Leblon, para um casal de cariocas que mora em São Paulo passar férias e fins de semana, perto da família e dos amigos. A clarabóia acima da cama, a bancada de granilite colorido da cozinha, a cuba pink no banheiro e as peças de artesanato brasileiro são alguns destaques do projeto.

Micro loft com 17m2 no Leblon projetado pelo escritório PÍLULA ARQUITETURA

Localizado no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro, este apartamento térreo de apenas 17m2 foi projetado pelos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório @Pilula.Arquitetura, para ser o pouso de fim de semana e férias de um casal de cariocas entre 30 e 40 anos (ele, músico; ela, advogada) que atualmente mora em São Paulo. “Eles nos pediram um mini um loft contemporâneo, cheio de personalidade e funcional. Essas foram as únicas exigências. De resto, nos deram carta branca e toparam todas as ideias que propusemos”, conta Richard.

O projeto, que levou cinco meses para ser elaborado e executado, incluiu a reforma total do espaço, com decoração integralmente nova e paleta de cores extraída da bancada de granilite da cozinha.

Luminária: Dimlux
Objetos Decorativos: Dracena Home
Marcenaria: Adel Barreto

A planta do pequeno imóvel também foi modificada. Os arquitetos mudaram a entrada do banheiro de lugar para criar ali um armário embutido bem espaçoso, “roubando” uma pequena parte desse banheiro. Segundo Richard, a brincadeira com texturas, pontos de cores terrosas e artesanatos brasileiros conferiram ao espaço uma atmosfera “Bachianas Brasileiras nº 2” (de Villa Lobos) e imprimiram mais personalidade no décor. “O loft era pouco iluminado, com uma única janela. Sentimos uma grande necessidade de criar algum recurso que trouxesse a luz natural para dentro do ambiente. Foi aí que veio a ideia de criar uma clarabóia trapezoidal, inspirada nas clarabóias novaiorquinas”, lembra Maria Clara, mencionando ainda a cuba pink no banheiro e as peças de artesanato brasileiro como outros destaques do projeto.

Micro loft com 17m2 no Leblon projetado pelo escritório PÍLULA ARQUITETURA Banquetas: Ovoo
Bancada: Granilite Terrazzo
Parede ao fundo: Ripas Cimentícias Scala 10, cor cinza, da Ekko Revestimentos
Torneira: modelo Twin, da Deca
Marcenaria: Adel Barreto
Parede Verde: Revestimento Adobe Secret Garden 5x19cm, da Ekko Revestimentos, com 20% das peças instaladas de topo para imprimir movimento à superfície.
Duvet e capas travesseiros: Cem por Cento Rouparia
Almofadas e Peseira: Lutèce Puro Linho
Marcenaria: Adel Barreto
Banheiro Micro loft com 17m2 no Leblon projetado pelo escritório PÍLULA ARQUITETURA Revestimento Hexagonal Terracotta: Ekko Revestimento
Cuba: Marmoraria Vilela Campana
Gabinete e espelho: Marcenaria Adel Barreto

Fotógrafa: @luizaschreier.archphoto

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram