CONTEMPORÂNEO,COM TOQUES INDUSTRIAIS
O principal conceito deste projeto das arquitetas Roberta Moura e Paula Faria foi a integração total dos ambientes, com pé-direito alto e alguns elementos de obra aparentes, como tubulações, instalações elétricas e concreto bruto.
O imóvel novo foi comprado especialmente para fazer uma reforma geral. Todos os cômodos foram trabalhados pelas arquitetas e o principal conceito deste projeto das arquitetas Roberta Moura e Paula Faria foi a integração total dos ambientes, com pé-direito alto e alguns elementos de obra aparentes, como tubulações, instalações elétricas e concreto bruto.
A principal modificação ocorreu na planta da cozinha, que foi totalmente integrada ao estar e jantar, sem qualquer tipo de divisão entre esses ambientes. Foi mantido um pequeno espaço fechado para área de serviço e dependência de empregada. As arquitetas criaram também uma suíte para a proprietária, além de dois quartos para os filhos com um banheiro.
Durante a obra, as arquitetas descobriram paredes de concreto lindas e resolveram tirar partido delas, acrescentando ao projeto uma atmosfera industrial-chique. Ao final, este recurso acabou se tornando o ponto mais marcante da arquitetura de interiores, imprimindo também mais personalidade à morada.
· Destaques do projeto:
. Para quebrar a brutalidade das paredes de concreto, as arquitetas optaram por piso em réguas de ipê. Com a mesma ideia de “aquecer” e quebrar a frieza e brutalidade do concreto, no quarto da moradora, os armários foram executados também em madeira, com portas tramadas com uma delicada palhinha natural, de trama mais fechada.
. No lugar de armários superiores fechados, a cozinha integrada à área social ganhou prateleiras de madeira apoiadas em estruturas de metalon preto, deixando à mostra itens que normalmente ficariam escondidos, como pratos, copos, travessas etc. “A cozinha é um super destaque no projeto. Desenhamos uma marcenaria especial leve em sua parte inferior, com acabamento em laca cinza, com bancada de Carrara e prateleiras superiores de ferro e madeira. Já a mesa de jantar também serve de apoio na cozinha, como se fosse uma ilha”, explica a arquiteta Roberta Moura.
· Maior desafio do projeto: Como as arquitetas não utilizaram nenhum rebaixo no teto, toda a tubulação é aparente, incluindo a iluminação feita em eletrocalhas
· Autoria do projeto: Arquitetas Roberta Moura e Paula Faria
· Instagram: @robertamouraepaulafariaarq
· Tipo de imóvel: Apartamento linear
· Localização: Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro
· Área total: 180 m2
· Perfil dos moradores: No apartamento vivem uma diretora de tv, com dois filhos pequenos
· Cômodos atuais do imóvel após a grande reforma: Sala de estar, jantar e cozinha integrados, suíte casal, quarto filho, quarto filha e banheiro social.
· Toda a decoração é nova, exceto a poltrona com banqueta Mole (assinada por Sergio Rodrigues), estofada em couro preto, que já pertencia ao acervo da família.
· Sobre a paleta de cores e o mix de materiais da área social: Com a ideia de assumir as paredes de concreto existentes no imóvel, as arquitetas aplicaram no piso réguas de ipê, que ajudaram a “aquecer” o ambiente, deixando-o mais acolhedor. Todo o restante da decoração possui base neutra.
· Estilo da decoração: Contemporâneo industrial minimalista.
· Tempo de elaboração e aprovação do projeto: 2 meses
· Tempo de execução da obra e finalização da decoração: 8 meses
· Produção visual: Luciana Algarte (@lualgarte)
· Fotógrafo: @denilsonmachadomca, do @mca_estudio