CASACOR RIO 2022 DÁ A LARGADA

Reunião operacional marca início da CASACOR RIO 2022

Elenco, organizadores e patrocinadores se encontraram na Residência Brando Barbosa, que sediará, pelo segundo ano consecutivo, a mostra.

O primeiro encontro do elenco da CASACOR Rio 2022, nesta quarta (9) deu a largada para a próxima edição da mostra: a 31ª. Arquitetos, paisagistas e designers de interiores participaram da primeira reunião operacional que, este ano, acontece de 12 de abril a 12 de junho. Desta vez, o ponto de partida é o tema nacional de CASACOR 2022, Infinito Particular, que vai permitir aos profissionais apresentarem soluções diversas e plurais para uma casa com alma, hiperconectada, repleta de memórias afetivas e, claro, muita personalidade.

Nesta edição, o evento ocupa, pelo segundo ano consecutivo, a Residência Brando Barbosa, um casarão vizinho ao Jardim Botânico, cercado por 12 mil metros quadrados de jardins com espécies da Mata Atlântica. Mas de um jeito bem diferente, com um novo olhar, muito mais contemporâneo. Se no ano passado, as relíquias adquiridas pelos antigos proprietários – o casal Jorge e Odaléa Brando Barbosa – em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil eram as grandes estrelas, neste ano, os profissionais prometem intervenções (temporárias) com soluções inovadoras que podem ser replicadas em outros imóveis com ares palacianos Brasil afora. 

Priscila Dias e Camila Bortolini

No ano passado, abrimos a casa para o público. Dessa vez, queremos trabalhar o sonho do casal Brando Barbosa, que não teve herdeiros e desejava ver a propriedade transformada em um instituto cultural, um local para receber com sala de música, lounge, adega (e espaço para degustação), sala de projeção. No segundo andar, apresentamos estúdios que receberiam “ludicamente” artistas residentes ou convidados do instituto” – explicou Patricia Mayer, sócia-diretora da mostra.

Não à toa, as propostas para cada um dos ambientes será bem diferente. Tanto no quesito decoração, quanto na função. A primeira grande mudança será já no circuito de visitação, que ganhará um novo percurso começando pelo antigo porte-cochère da residência. O segundo andar, onde no ano passado ficava a área íntima com quartos, home-office e sala de banho, será apresentado agora como uma espécie de hospedaria para convidados do Instituto Brando Barbosa, como diretores de instituições, artistas e designers, que teriam além de estúdios, áreas de uso comum como escritório, sala de reunião e até uma varanda-spa. Outro ambiente que promete surpreender é a cozinha. Um dos mais marcantes do ano passado, nesta edição abrigará um café, permitindo que os visitantes aproveitem bastante aquele espaço. Um complexo gastronômico com restaurante, pizzaria, bistrô e bar de vinhos será a grande novidade na área de entretenimento, localizada no jardim; e ainda terá um espaço para comidinhas rápidas no bar da piscina. Outra novidade no jardim será uma área voltada para ateliês e estúdios. 

Entre os nomes já confirmados, profissionais como Anna Luiza Rothier, Caco Borges, Celso Rayol, Dado Castello Branco, Erick Figueira de Melo, Gisele Taranto, Maurício Nóbrega, Paola Ribeiro e Paula Neder.

Na apresentação para os participantes, as sócias-diretoras de CASACOR Rio Patricia Mayer e Patricia Quentel, que organizam a mostra desde a primeira edição em 1991, explicaram também que, assim como na edição passada, a mostra será híbrida, com uma versão presencial, com foco na experiência de visita à casa; e uma versão digital, com fotos, vídeos e tours 3D disponíveis em nosso site oficial (www.casacor.com.br). 

Finalizando o encontro, o já tradicional brunch com coquetel volante servido pelo Buffet Pederneiras, que também será responsável pelo restaurante CASACOR este ano. 

Fotos: Ari Kaye

CASACOR Rio 2022

De 12 de abril a 12 de junho de 2022. De terça a sábado (inclusive feriado), das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h.

Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico

As visitas deverão ser agendadas e os ingressos serão vendidos somente pelo site casacor.com.br.

Advertising