APARTAMENTO TÉRREO COM SUPER REFORMA, EM COPACABANA

Apartamento térreo em Copacabana ganha reforma total para receber os novos moradores

Os moradores aproveitaram a oportunidade, mudando-se para um apartamento maior, ao se encantar com um imóvel vizinho ao seu antigo lar A arquiteta Carmen Zaccaro transformou um único banheiro social em duas suítes e, para driblar um pilar encontrado na demolição, criou uma charmosa adega ao integrar a cozinha ao living

Arquiteta CARMEN ZACCARO assina apartamento térreo em Copacabana (fotos Juliano Colodeti, MCA Estudio)

Os clientes chegaram à arquiteta por indicação de outro cliente. Eles pensavam em comprar um apartamento maior, mas não estavam procurando. Um dia, viram um anúncio de venda no prédio em frente. Como gostam da área, foram visitar o imóvel e adoraram. O apartamento é antigo, com espaços generosos, mas estava detonado e precisando de uma reforma total.

Apartamento térreo em Copacabana assinado por CARMEN ZACCARO (fotos Juliano Colodeti, MCA Estudio)

Um dos pontos que mais encantou os clientes no imóvel foi o prisma de ventilação, que por ser no primeiro andar, tem o piso da garagem utilizável. Ali, foi criada uma área de convivência com churrasqueira integrada à cozinha. Os clientes pediram também que todos os quartos fossem suítes. Originalmente, o imóvel contava com o banheiro da suíte, um banheiro social grande e um lavabo. Foi feita a divisão do banheiro social em dois, para criar suítes para as crianças. Outra solicitação foi por materiais de fácil manutenção, muitos armários e bastante conforto.

Em projeto de reforma muitas vezes aparecem surpresas na hora da demolição, principalmente em imóveis muito antigos como este, que não dispõem das plantas estruturais. Para o layout do bar/adega foi necessário considerar os pilares e vigas existentes, integrando sala e cozinha. “Criei um teto de madeira, para esconder uma viga de 2,10 de altura, e um armário de copos que camufla um pilar em ‘L’”, explica a arquiteta.

Criar as suítes para as crianças e um banheiro social para hóspedes, também foi um grande desafio. Além disso, foi uma obra interrompida várias vezes no auge da pandemia, o que tornou a entrega das chaves uma grande emoção.

Para a área social, a opção foi por uma paleta de cores neutra, a fim de valorizar o piso existente e o verde que vem do exterior. A cor azul, preferida dos clientes, pontua os detalhes da decoração.

Já no quarto da menina, a madeira bem clarinha contrasta com cores vibrantes na marcenaria e acessórios. O quarto do menino conta com marcenaria em freijó, laca branca e cinza, com pontos de cor no painel colorido, com o nome dele. O tom verde das paredes se repete na cerâmica do banheiro.

Autoria do projeto: Carmen Zaccaro

.                     Escritório: Carmen Zaccaro Arquitetura

.                     Instagram: @carmenzaccaroarquitetura

.                     Produção visual: Carmen Zaccaro e Bruna Zaccaro (@brunazaccaro.photo)

.                     Projeto de iluminação: @Dimlux_iluminacao

.                     Fotógrafo: Juliano Colodeti, do @mca_estudio

.                     Tipo de imóvel e localização: apartamento em Copacabana

.                     Área total: 300m²

.                     Perfil dos moradores: casal de advogados na faixa dos 40 anos, com um casal de filhos – um menino de 12 anos e uma menina de 9 anos.

.                     Tempo dedicado à elaboração e execução do projeto: 2 meses de elaboração do projeto e 8 meses de execução, descontadas as pausas devido à pandemia. Todo o apartamento foi trabalhado na reforma.

.                     Conceito e inspirações do projeto: Trata-se de um projeto despojado e chic, inspirado no lifestyle da família.

.                     Principais modificações na planta do imóvel:

Foram diversas alterações na planta:

. Um dos pedidos foi integrar a cozinha com a sala através de uma grande porta de correr. Porém, na hora da demolição, descobriu-se que, na parede a ser derrubada, passava a tubulação de gás de todos os apartamentos, além de um enorme pilar em “L”. “Propus criar uma entrada lateral para a cozinha e, na passagem, criar um bar com adega em marcenaria, além de uma porta de correr para a sala de jantar”, explica Carmen.

. A área de serviço foi reduzida para aumentar a área gourmet no prisma.

. Foram criadas duas suítes para as crianças e um banheiro de hóspedes.

.  Um quarto de serviço deu lugar ao closet e incrementou as medidas do banheiro da suíte.

Destaques do projeto
. Soluções de marcenaria, principalmente na sala, resolvendo várias questões estruturais com um resultado muito leve ao mesmo tempo imponente;

. O bar / adega, uma solução para resolver percalços da obra, que ficou muito bacana;

. O piso de peroba do campo escondido sob um carpete, que foi recuperado.

Advertising