APARTAMENTO PARA CASAL EM NOVA FASE DA VIDA

Com a saída dos filhos de casa, o casal de aposentados se mudou para um apartamento menor, no Leblon, e chamou a arquiteta Carmen Zaccaro para projetar espaços mais integrados, práticos e coloridos

Apartamento no Leblon assinado pela arquiteta CARMEN ZACCARO

O casal morava com dois filhos na Lagoa, em um apartamento bem maior. Como o filho casou e a filha foi morar em Portugal, o casal decidiu mudar para um apartamento menor, mais prático e funcional, sob medida para o novo momento de vida. Este foi o quinto projeto da arquiteta para a família, incluindo o apartamento anterior, uma casa em Angra e outra em Itaipava.

Apartamento no Leblon assinado pela arquiteta CARMEN ZACCARO

Originalmente com quatro quartos, a nova planta passou a contar com dois dormitórios. Agora, o quarto de casal ocupa a área de dois quartos, com uma parte separada para os armários. A arquiteta também transformou um dos quartos e a antiga circulação em sala íntima.

Praticamente, toda a decoração é nova, mas arquiteta aproveitou algumas peças e obras de arte do acervo da família, com destaque para a cômoda Maria Primeira, a escrivaninha antiga da entrada e os tapetes orientais, além de quadros de Manabu Mabe, Luiz Aquila e Renata Cazzani, adquiridos nas reformas anteriores.

A base da sala é neutra, incluindo o piso em porcelanato no padrão cimento, que é o mesmo em todos os ambientes do apartamento. A arquiteta usou bastante madeira, presente tanto na marcenaria em freijó como no mobiliário. As cores fortes estão presentes em locais estratégicos da decoração e nas as obras de arte, com destaque para a porta de entrada, na cor laranja, que anuncia a vibe alegre dos moradores logo na chegada. Outro destaque é backsplash na bancada da cozinha: um painel de azulejos assinado pelo Coletivo Muda, feito especialmente para o local.

Detalhe das portas camarão, que interligam estar, jantar e cozinha
Apartamento no Leblon assinado pela arquiteta CARMEN ZACCARO

No quarto de dormir, a arquiteta criou uma área separada de armários, delimitada pelo rack com TV. A marcenaria e o mobiliário alternam acabamento em freijó natural com laca branca. Já a parede atrás da cabeceira da cama ganhou um painel em laca branca até meia altura (com iluminação indireta por trás), completada com papel de parede azul marinho até o teto.

Destaques

·         A cozinha foi ampliada e integrada à sala através de portas tipo camarão que permitem a abertura completa do vão ou o isolamento total da cozinha.
·        Como o hall social era muito grande, a arquiteta eliminou suas paredes e desenhou uma divisória vazada, executada em marcenaria, visualmente leve.
·        Como a cliente adora cozinhar para os amigos, a arquiteta criou uma ilha voltada para a sala, com os equipamentos dela separados.
·        Dois quartos e a circulação foram eliminados – o quarto de casal dobrou de tamanho, e um deles virou sala íntima.
·        A arquiteta também aumentou bastante o banheiro do casal, que ganhou uma bancada maior, com duas cubas.
Conceito/inspiração do projeto: Os clientes não queriam uma decoração básica, e sim algo que transmitisse sua alegria de viver, com espaços mais integrados, funcionais e fáceis de manter, sob medida para o novo momento de vida, agora sem os filhos em casa.

“Os clientes saíram de um apartamento bem maior. Acho que consegui um resultado bem leve, apesar das demandas dos clientes, que não eram poucas. Gostei também da forma como as peças antigas se integraram no projeto de forma leve e harmônica”, conta a arquiteta Carmen Zaccaro.

Autoria do projeto: arquiteta Carmen Zaccaro
Nome do escritório: Carmen Zaccaro Arquitetura
E-mail: zaccaroc@gmail.com
Instagram: @carmenzaccaroarquitetura
Tipo de imóvel: apartamento
Áea total: 150m2
Localização: Leblon
Perfil dos moradores: Casal de aposentados (ele, empresário; ela, psicóloga), que adora receber a família e os amigos em casa. 
Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 6 meses
Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: Prevista para durar 6 meses, levou quase 1 ano por causa da pandemia.
Conceito/inspiração do projeto: Os clientes não queriam uma decoração básica, e sim algo que transmitisse sua alegria de viver, com espaços mais integrados, funcionais e fáceis de manter, sob medida para o novo momento de vida, agora sem os filhos em casa.
Estilo da decoração: Contemporânea  

Fotógrafo: Juliano Colodeti, do @mca_estudio.

Advertising