A CASA DE QUEM CRIA

 Mostra reúne arquitetos e criativos no Atelier Fernando Jaeger, no Rio

CAROL WAMBIER E CRISTINA ACHE Um refúgio para a criação, leituras, descanso e contemplação: assim é espaço da artista Cristina Aché. Com o azul, uma de suas cores favoritas, foram tingidos o muro (com pigmento mineral), e os linhos das almofadas e cortinas. A maior parte das peças é feita com a técnica de tingimento milenar japonesa, o shibori, que dá às fibras uma tridimensionalidade.

Pode uma casa centenária no Jardim Botânico, cercada de verde e afeto ganhar ares ainda mais aconchegantes? Regina Kato, sócia do Fernando Jaeger no Rio, garante que sim. E convidou, em parceria com a curadora Simone Raitzik, arquitetos e pessoas ligadas à indústria criativa para transformar a simpática sede do Atelier Fernando Jaeger numa casa real. É a mostra A CASA DE QUEM CRIA que, de 21 de junho a 30 de julho, ocupa os 11 ambientes do imóvel tombado, trazendo o clima de uma casa de verdade, viva e vivida.

Cris Barros e Isabela Capeto – Um lounge alegre, divertido e intimista, com referências e detalhes que a própria homenageada – Isabela Capeto – idealizou. Um lugar para receber amigos e beber um drink antes do jantar. Apaixonada por decoração, Isabela ficou animada com o convite e mergulhou de cabeça na mostra. Participou de todos os detalhes e passou do status de “criadora” para “arquitetar’ ao lado de Cris Passos.
FITA ARQUITETURA E DENISE BRAUNE – A premissa do espaço foi utilizar os móveis de forma não convencional, transmitindo funções mais contemplativas para as peças. Foi criada uma estante com bancos empilhados que viraram prateleiras e nichos, trazendo um fundo cheio de movimento para a sala. A ceramista Denise Braune trouxe materialidade ao ambiente, com elementos naturais como terra, água, madeira, areia, palha e pedra.
ISABELLA LUCENA E ANDREA BRITO VELHO – Descontração alinhada com a sofisticação desenha a receita para descrever a homenageada, a cenógrafa e produtora de arte Andrea Brito Velho. Para traduzir o tom minimalista e orgânico, inspirado pelas linhas arredondadas do mobiliário, um layout foi pensado de forma a deixar a circulação mais livre e tornar o ambiente intimista.

– A gente sempre fez mostras sobre criatividade. E, nesse momento tão difícil, voltamos a ela. Acho que a criação é um alimento. Para qualquer pessoa, não apenas aquelas que trabalham nessa indústria. Todo mundo pode e deve buscar a sua criatividade. E, com essa exposição, esperamos também servir um pouco de inspiração para que as pessoas vejam que é possível fazer coisas diferentes, sair dos trabalhos mais mecânicos e criar – diz Regina Kato.

LINHA ARQUITETURA E VOADOR TECELAGEM – Para quem não conhece, a Voador é um ateliê de tecelagem que trabalha na criação e confecção de tapetes e tapeçarias decorativas. Hoje, desenvolvem técnicas novas como a tufagem, tapetes divertidos e com textura felpuda, e também telas pintadas em lonas de algodão. Em uma das paredes, criaram um fundo cenográfico com pintura grafite, que irá receber prateleiras do designer Fernando Jaeger no mesmo tom, formando o desenho de uma estante.
NATIVA PAISAGISMO E ELIZABETH ROCHA – O jardim repleto de avencas nos remete à memória ancestral que guarda no tempo nossas crenças, lendas e mitos. O Jardim das Memórias é um espaço que convida à conexão com nossas origens e lembranças afetivas através dos trabalhos da ceramista Beth Rocha.
PKB ARQUITETURA E CRIS PINHEIRO GUIMARAES – Um diálogo entre moda, arquitetura e arte. O mote dessa sala foi a elegância irreverente da nossa homenageada, a carioca Cris Pinheiro Guimarães, que compartilha suas experiências e conhecimento de arte, arquitetura e moda, através de cursos e das redes sociais.

Cada ambiente foi entregue a um arquiteto, a quem coube criar um espaço de introspecção e confinamento (nesses tempos de pandemia) para um criador (pessoas ligadas à moda, artes plásticas, design, cenografia etc). Todos os ambientes são resultado desta parceria.

Existe, portanto, um grande diálogo entre arquitetos x criadores. E o resultado promete surpreender com espaços recheados de móveis, tapetes, almofadas e luminárias assinadas por Fernando Jaeger, mas também com as criações dos “donos do pedaço”: obras de arte, cerâmicas, bordados, luminárias, tecidos tingidos, e, também, interferências dos artistas em alguns dos móveis da casa.

– Como celebrar a vida e a casa com aconchego e criatividade? Pensamos nessa fagulha criativa e hoje tão necessária em todos os aspectos da vida e, com essa ideia na cabeça, convidamos os arquitetos para desenvolverem projetos únicos, personalizados e “fora da caixa” – com e para clientes criadores. Projetos praticamente a quatro mãos, parcerias. Tem gente da moda, artistas, ceramistas, tecelãs… gente fina que se uniu para deixar a casa do Fernando Jaeger ainda mais “casa”, um verdadeiro lar – explica Simone Raitzik, curadora da mostra.

TANIA CHUEKE E SONIA SALCEDO – Um ambiente de criatividade e relaxamento inundado por fios, lãs, tramas, agulhas, tecidos pendurados… Assim é o espaço de criação na residência de uma artista-bordadeira que na realidade, é o alter ego das arquitetas Tânia Chueke e Erika Duarte (Erika dá aulas de bordado e é professora da Tânia).
TIÇA BATISTA e LILA, ARTISTA – UMA NOITE NÃO DORMI – Um espaço solar, fluido e afetivo onde falamos de pessoas e de diferentes olhares. Tirando partido do pé direto duplo e da luz natural que ali incide, deixamos uma base completamente branca (paredes, teto e escada), que funciona como rebatedora de luz e que permite uma grande imersão do observador em um ambiente de infinitos tons de azul. A obra da artista Lila, @umanoitenaodormi, fala de ansiedade, diversidade e esperança.

Participam da mostra: Cris Passos com a estilista Isabela Capeto; Fita Arquitetura em parceria com a ceramista Denise Braune; Estúdio Villa/Julia Villela com a designer  Claudia Savelli; Isabella Lucena com a cenógrafa Andrea Brito Velho; Carolina Wambier com a tinturista Cristina Aché; PKB Arquitetura com a consultora de moda e arte Cris Pinheiro Guimarães; Nativa Paisagismo com a ceramista Elisabeth Rocha; Linha Arquitetura com a tecelã Tina, da Voador Tecelagem; B.Co Arquitetura/ Patricia Batista com a artista plástica Lila (@umanoitenaodormi); Tânia Chueke e Erika Duarte com artistas bordadeiras e curadora de arte Sonia Salcedo. Por fim, Tania Chueke e a Circulação Galeria com a curadora de arte Sonia Salcedo.

SERVIÇO

MOSTRA “A CASA DE QUEM CRIA”

DE 21/6 a 31/7 no FERNANDO JAEGER RIO

RUA CORCOVADO, 252. Jardim Botânico.

Tel. 21. 2274 6026 / 98558 1473

Advertising

Twitter
LinkedIn
Instagram