Em busca de mais opções de lazer para a filha de 6 anos, família carioca compra apartamento de 100m2 em um novo empreendimento imobiliário, em Botafogo, e encomenda ao arquiteto Rafael Ramos uma reforma completa, antes de se mudar.

O casal Mariano e Cris, com a filha Alicia e o gatinho de estimação da família

O casal Mariano (designer gráfico, 44 anos) e Cris (advogada, 40 anos) comprou este apartamento de 100m2, em Botafogo (Rio de Janeiro), em um empreendimento novo, próximo ao endereço anterior, em busca de mais opções de lazer para a filha Alicia, de 6 anos, oferecidas pelo condomínio.

Os clientes pediram uma reforma completa do imóvel recém-entregue pela construtora, não só para adaptar todos os cômodos às necessidades da família, incluindo a dona Neusa, mãe da Cris, que mora com eles. E também para que o novo lar refletisse a personalidade e o gosto deles, que já se identificavam com a minha linguagem de trabalho“, conta ele.

Apartamento em Botafogo assinado pelo arquiteto RAFAEL RAMOS
Apartamento em Botafogo assinado pelo arquiteto RAFAEL RAMOS
Apartamento em Botafogo assinado pelo arquiteto RAFAEL RAMOS
JANTAR
COZINHA
SALA E VARANDA
SALA E VARANDA

Segundo o arquiteto, houve muitas modificações na planta original do apartamento. As paredes que separavam a sala da varada e da cozinha, por exemplo, foram demolidas para integrar os espaços e os pisos foram nivelados, aumentando, assim, a sensação de amplitude e a incidência de luz natural. Além disso, também foi eliminada uma parede entre a suíte e a sala de jantar para criar um closet na suíte do casal, que não existia.

SUITE
SUITE
QUARTO
QUARTO MENINA

No geral, o projeto segue um estilo contemporâneo urbano que mescla madeira, vidro, metal preto e cimento (repare no acabamento do teto) e aposta em uma base de tons predominantemente neutros de cinza e off white, resultando em uma atmosfera levemente industrial, em sintonia com o espírito jovem da família. Na decoração, com exceção das gravuras emolduradas (já faziam parte do acervo dos moradores), tudo é novo, adquirido de acordo com as especificações do projeto – das marcenarias (desenhadas pelo escritório) aos adornos, passando pelos móveis. “Priorizamos peças visualmente leves, como o sofá da sala, que tem pés de aço carbono ultrafinos, quase imperceptíveis“, informa o arquiteto.

Na antiga varanda agora integrada com a sala, Rafael destaca a mini área gourmet com churrasqueira embutida na bancada e cervejeira embutida no nicho do armário inferior. Na cozinha aberta para a sala, ele chama a atenção para a bancada alta (que serve de apoio às refeições rápidas) e as marcenarias feitas sob medida para otimizar o espaço, a exemplo da torre de armários projetada para esconder os eletros, deixando tudo mais clean.  Já na sala com tv, rouba a cena o extenso painel de madeira onde foi fixada a tv, que, além de delimitar visualmente o ambiente, também mimetiza o acesso à área íntima do apartamento.

Nosso maior desafio foi otimizar ao máximo os espaços para que parecessem mais amplos e iluminados, já que o imóvel não é tão grande e foi projetado para quatro pessoas morarem. A demolição de algumas paredes para integração de ambientes e as marcenarias desenhadas sob medida ajudaram bastante a atingir nosso objetivo“, finaliza o arquiteto Rafael Ramos, que levou seis meses entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a nova decoração.

FICHA TÉCNICA:

  • Autoria do projeto: Arquiteto Rafael Ramos
  • Escritório: Rafael Ramos Arquitetura
  • Instagram: @rafaelramosarquitetura
  • Fotógrafa: Luiza Schreier (@LuizaSchreier.ArchPhoto)
  • Produção visual: @StudioJeffersonStunnes
  • Área total do apartamento: 100m2
  • Localização: Botafogo, bairro na zona sul do Rio de Janeiro.
  • Perfil dos moradores: Casal Mariano (44 anos) e Cris (40 anos), com uma filha (Alicia) de 6 anos e dona Neusa (70 anos), que é mãe da Cris.
  • História desse projeto: O casal Mariano (44 anos) e Cris (40 anos) comprou este
  • Todos os cômodos do apartamento após a reforma: Sala com TV, sala de jantar, varanda e cozinha integradas; lavabo; duas suítes canadenses (com banheiro compartilhado entre neta e avó); suíte do casal com closet.
  • Conceito do projeto: Segundo Rafael Ramos, o projeto segue um estilo contemporâneo
  • Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo finalização da decoração: 6 meses.

Advertising