VIDA É OBRA

Quando a vida inspira a obra. E a obra inspira a vida

“Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra” reúne histórias e projetos da dupla de arquitetos − marido e mulher, parceiros e sócios há 30 anos. Escrito por Simone Raitzik e publicado pela Bazar do Tempo, livro será lançado dia 20 de março, na Livraria da Travessa Leblon

Bel E Bob FOTO: LeoAversa

Bel E Bob
FOTO: LeoAversa

São 30 anos de memórias da vida de um casal, Bel Lobo e Bob Neri. E 30 anos da trajetória de um escritório de arquitetura que se transformou em referência nacional com projetos para as mais diversas e destacadas marcas do varejo brasileiro. O livro “Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra”, escrito pela jornalista Simone Raitzik e publicado pela editora Bazar do Tempo, reúne, em 350 páginas, alguns projetos que traduzem essa inspirada trajetória, em que se cruzam experiências pessoais e profissionais. O lançamento será dia 20 de março, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon – um dos projetos do casal.

BIBLIOTECA ESTADUAL foto André Nazareth

BIBLIOTECA ESTADUAL
foto André Nazareth

 O projeto do livro começou com a tentativa de organizar três décadas, muito bem vividas e registradas, de histórias e projetos. Mas, frequentemente, conta Simone Raitzik, surgia a dificuldade em categorizar o que era “Bel”, o que era “Bob”, o que era “Vida” e o que era “Obra”.

Casa Camolese_ FOTO Dhani Borges

Casa Camolese_
FOTO Dhani Borges

 “Quando a casa vira escritório, quando os clientes viram amigos e os amigos viram clientes, quando o marido vira sócio e os filhos viram parceiros de projeto, não tem jeito: vida é obra mesmo”, diz a autora.

  Assim, o livro tem dois começos e dois fins: de um lado, o livro abre com a parte “Vida”, que apresenta a trajetória pessoal de Bel e Bob: o encontro na faculdade, os espetáculos que faziam no coral Coro Come, o casamento, os filhos, as viagens e a arquitetura. E de outro, virando o livro de ponta-cabeça, o livro revela a “Obra”, inventariando uma série de projetos criados pelo escritório de Bel e Bob, be.bo,  que se tornou uma referência nacional no campo da arquitetura de ambientes comerciais, para algumas das mais importantes marcas do mercado brasileiro.

Casa Cor 2017 Foto Andre Nazareth

Casa Cor 2017
Foto Andre Nazareth

 Simone Raitzik explica que, como Bel e Bob trabalham muito na área de arquitetura comercial, cada projeto tem um estilo próprio. A curadoria foi feita por ela junto com Marina Piquet, designer que atuou na be.bo e que foi também responsável pela pesquisa iconográfica, junto com Mariana Travassos, coordenadora do escritório.

 O livro traz ainda uma série de QR Codes com vídeos que complementam a história: o casamento de Bel e Bob, há 30 anos, a concorrência que a dupla participou para fazer o projeto da Quem disse, Berenice?, a nova marca do grupo Boticário, o casal cantando para uma propaganda em rádio, uma série de estudos para a loja Farm Ipanema, palestras que ministraram.
“Produzir esse livro foi como fazer uma terapia em grupo. Muitas histórias vieram à tona histórias que nem nossos filhos conheciam. E muitas vezes eu pensei em desistir. Mas, no fim, sobrevivemos e ficamos muito felizes com o resultado”, comemora Bel.

 Lançamento “Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra”

Data: 20 de março, às 19h

Local:
Livraria da Travessa do Shopping Leblon: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A – Leblon, Rio de Janeiro

Farm FOTO Pedro Meyer

Farm
FOTO Pedro Meyer

Fazenda Bananal FOTO Selmy Yassuda

Fazenda Bananal
FOTO Selmy Yassuda

Fazenda Culinaria FOTO FabioFernandez

Fazenda Culinaria
FOTO Fabio Fernandez

Richards Village FOTO Andre Nazareth

Richards Village
FOTO Andre Nazareth

Salinas Ipanema FOTO Artur Magalhaes

Salinas Ipanema
FOTO Artur Magalhaes

Travessa BarraShopping FOTO Marcos Bravo

Travessa BarraShopping
FOTO Marcos Bravo

Apartamento Leblon FOTO Marcos Bravo

Apartamento Leblon
FOTO Marcos Bravo

Curta As Arquitetas no Facebook