VAI COMEÇAR A 4ª EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO “NOVOS TALENTOS DO DESIGN BRASILEIRO”

A 4ª edição da exposição NOVOS TALENTOS DO DESIGN BRASILEIRO acontece, gratuitamente, de 8 de agosto a 22 de setembro, na expansão do CasaShopping, apresentando 55 criações de 43 designers provenientes de 24 cidades, espalhadas em oito estados brasileiros.

A 4ª edição da exposição NOVOS TALENTOS DO DESIGN BRASILEIRO acontece de 8 de agosto a 22 de setembro na expansão do CasaShopping, paralelamente à mostra de decoração Morar Mais por Menos. Este ano, os visitantes tem acesso a 55 criações recentes de 43 designers de 24 cidades, espalhadas em oito estados brasileiros. Entre os expositores há desde arquitetos e designers de produtos, até marceneiros e artesãos, passando por profissionais de outras áreas – como publicidade, direito e matemática – que resolveram se aventurar no universo do design. “O foco da exposição continua sendo mobiliário e luminárias. Por isso, quem nos visitar vai encontrar aparador, bufê, poltrona, cadeira, mesa de centro, mesa lateral, sapateira, banco, escrivaninha, luminária, entre outros itens para a casa”, explica Sandro Schuback, idealizador e organizador do evento. Além das peças físicas, a exposição conta ainda com o Mural de Boas Ideias, um grande painel onde são apresentados 23 projetos de produtos, ilustrados com 3Ds renderizados no formato A3.

Trio Líria assinado pela designer Laís Piazza, de Cuiabá
Trio linha Candango assinada pelo designer Wilson Romão, de Brasília

A Novos Talentos surgiu com o propósito de dar visibilidade a recém-formados e estudantes da área de design de produto, bem como a profissionais que estão despontando neste mercado, abrindo espaço para que possam apresentar suas criações em fase de prototipagem ou em recente linha de produção, tanto ao público como ao mercado de decoração formal. “Alguns designers já produzem suas criações de forma artesanal e em pequena escala”, acrescenta Sandro.

Sapateira Benvindo assinada pelo designer Jonas Diehl, do Rio de Janeiro

Coube ao arquiteto, designer de produto e cenógrafo Pedro Galaso, 30 anos, projetar, em 430m2, o espaço que abriga a exposição. “Partindo do princípio que para construir o novo é preciso antes desconstruir, decidi assumir o espaço como um cenário de obra em andamento. Por isso, as peças estão expostas em andaimes ou diretamente no piso, com direito a fiação elétrica, conduítes e fitas de interdição aparentes. Na iluminação usei refletores industriais e muita gambiarra”, descreve. Para completar o clima underconstruction, ele convidou cinco artistas plásticos especializados em arte urbana para fazerem intervenções nas paredes do espaço. Além de assinar a cenografia da Novos Talentos, Galaso também está expondo no evento sua mais recente criação: o banco modular José (foto abaixo), que também pode ser usado como mesa de apoio. Com edição limitada e numerada, cada peça é produzida artesanalmente a partir da mescla de maçaranduba (tonalidade escura) e tauari (tonalidade clara), madeiras maciças provenientes de pilares e vigas de demolições de antigas construções. “Devido à alta resistência da matéria-prima, o banco também poder ser usado em áreas externas. Outra vantagem é poder agrupar vários bancos para aumentar o número de assentos de acordo com a necessidade e o tamanho do espaço, sem alterar a identidade visual do móvel. Aliás, José, em hebraico, significa Ele acrescentará”, conta ele, que é especializado em design de mobiliário pelo Instituto Europeo di Design.

A execução de parte da cenografia da Novos Talentos contou com o apoio do “Projeto Mão na Massa – Mulheres da Construção Civil”, que capacita mulheres de 18 a 45 anos em situação de vulnerabilidade social, com escolaridade superior ao 5º ano do Ensino Fundamental.   Uma equipe de operárias aprendizes fez da exposição um laboratório para aprender, na prática, a executar obras em gesso acartonado.

A exposição Novos Talentos conta com o patrocínio exclusivo da Consigaz, há mais de 40 anos modelo de qualidade e segurança no engarrafamento, na distribuição e na comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para residências e empresas.

4ª edição da exposição NOVOS TALENTOS BRASILEIROS – DESIGN & ARTE

·       Visitação: de 8 de agosto a 22 de setembro

·       De terça a domingo (inclusive feriados), das 12h às 21h.

·       Local: CasaShopping (Avenida Ayrton Senna, 2.150, bloco P), Barra da Tijuca – RJ.

·       Entrada gratuita.

·       Informações: (21) 2512-2412

Site: www.novostalentosdodesign.com

·       Facebook e Instagram: @novostalentosbrasileiros


Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram