UMA COZINHA RECHEADA DE MEMÓRIA AFETIVA

O escritório NOP Arquitetura assina a cozinha feita sob medida para o primeiro imóvel próprio de casal de militares, com referências aos lugares onde a família morou

Recheada de memórias afetivas, a cozinha deste apartamento na Barra da Tijuca, assinada pela Nop Arquitetura, dos arquitetos Philippe Nunes e Lívia Ornellas, representa a trajetória dos clientes. Com carreira militar, os moradores passaram por 12 mudanças ao longo da vida e este é o primeiro imóvel próprio da família. Para representar todos os lugares por onde passou, o casal colecionou pratos “da boa lembrança” de restaurantes visitados por eles em diversas cidades brasileiras – como Belém, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Brasília e Fernando de Noronha.

A coleção foi guardada, com todo carinho, esperando o momento certo de ir para a parede: no apartamento próprio, em uma cozinha com cara de casa, que equilibra o aconchego com um projeto funcional e bem elaborado. Para isso, os arquitetos setorizaram a área de cocção e a parte de copa, com armários estilo provençal e bancada revestida em granito, à pedido da moradora.

Uma curiosidade é a escolha do tom de verde: desde o início, a cliente pediu aos arquitetos o tom pistache. “A memória afetiva ligada à comida e percepção sensorial da moradora para essa relação é tão forte, que em nenhum momento ela se referiu à cor como verde: é pistache, nos móveis o tom casca e o verdinho do miolo nos azulejos e parede”, conta Philippe, relembrando também o dia das fotos: “Ao chegar para as fotos, a cozinha estava pronta, com cheiro de bolo no forno e flores espalhadas. É uma casa com gente, com vida. Em tempos tão difíceis, um projeto nunca foi tão necessário”, finaliza.

Fotos: Renata Freitas

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram