UMA CASA NO MEIO DAS ÁRVORES

A ARQUITETA ANA CANO REFORMA APARTAMENTO PARA A PRÓPRIA FAMÍLIA NA LAGOA DE FRENTE PARA O CRISTO REDENTOR

Fotos – Luiza Schreier

Uma reforma em causa própria. Ou melhor, da própria família. A arquiteta Ana Cano reformou o apartamento na Lagoa Rodrigo de Freitas para sua família que antes morava em Niterói. “Nos apaixonamos pela vista incrível e, mesmo sabendo que a reforma seria enorme, resolvemos encarar a compra do imóvel. Aproveitamos ao máximo os seus 140 m2 e o pé direito alto – um dos destaques do local. Além de dar a sensação de amplitude, é perfeito para atender às necessidades do meu marido que tem dois metros de altura”, conta Ana.

A integração dos espaços foi uma estratégia adotada em todo o apartamento para criar uma atmosfera moderna e iluminada. Aberta para sala, a varanda fica na altura da copa das árvores e parece estar cercada por um jardim, com direito à churrasqueira e tudo mais! Como os cômodos eram todos fechados e os espaços pequenos, a solução foi derrubar todas as paredes, inclusive a do hall. Assim, o elevador passou a chegar dentro da casa que tem apenas um apartamento por andar. A cozinha ficou totalmente aberta para sala de estar e emendou também na de jantar. O azul, cor favorita de todos, foi o fio condutor do projeto, que também inclui móveis e objetos da família.

Apartamento na Lagoa, projeto da arquiteta Ana Cano
.
.
.
.
.
.

O quarto do casal tem apenas 14 m2 e era comprido. Então, a cama ganhou destaque com um requadro da marcenaria e o espaço, apesar do aconchego da madeira,  passou a ser amplo. A cama baú e a sapateira ripada também foram planejadas para otimizar os espaços. 

Apartamento na Lagoa, projeto da arquiteta Ana Cano
.
.
.
.
.
.

Ao projetar os quartos dos filhos, a mãe-arquiteta teve o cuidado de refletir a personalidade de cada um. Com uma pegada bem moderna, o quarto do filho mais velho, de quinze anos, ganhou parede de cimento queimado, mesa de estudo, prateleiras, baú e trilhos de iluminação pretos. Além de uma mesa de estudo e elementos decorativos, como skate e placas de metal de diferentes países e toy art, complementam o décor.  Já no quarto do segundo filho, de onze anos, o azul aparece mais uma vez, trazendo mais cor ao ambiente. A decoração descontraída com quadros divertidos e instrumentos musicais, é complementada por uma cama estofada com lona estonada cinza e mesa de cabeceira vermelha.

“Com todas essas mudanças conseguimos abrigar e realizar os desejos de cada um e criar um lar solar,  sempre aberto às pessoas queridas!”, se empolga Ana.

Advertising