UM NOVO OCEANO PARA AS ARTES




SONIA0

  •  Internet vem mudando a maneira como produzimos e consumimos cultura.
    Artes visuais, literatura, música, moda e jornalismo estão reconfigurando tanto a forma de produção, como a forma de distribuição, como resultado das novas ferramentas disponíveis.
    Ao longo da história, diversas invenções revolucionaram a produção cultural, a diferença é que hoje tudo acontece muito rapidamente.
    Com tudo mais acessível ao toque de um click, a figura do mediador vem saindo do seu lugar de hipertrofia e não é mais o senhor absoluto a decidir o que é escutável e o que é vendível. O consumidor virou curador! Essa nova configuração porém, apesar de mais democrática, trouxe outros problemas. Se tudo é facilmente copiado, remixado e distribuído, onde colocar a etiqueta de preço? E como é feita a nova filtragem de qualidade do que é produzido?
    Novas perguntas exigem novas respostas. O See.me, que trabalha com a promoção de artistas, está lançando um novo conjunto de ferramentas digitais, misturando compartilhamento de portfólios de artistas e votação popular com mecanismos de “crowdfunding”.
    Crowdfunding, traduzindo para o português, seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto. No Brasil não temos muita tradição de doação para causas e projetos, mas nos Estado Unidos isso é comum e foi transportado para o mundo da Internet.
    O See.me permite que qualquer artista crie uma página de portfólio de trabalhos e se candidate a receber promoção e ser descoberto. Isso já vem sendo feito há algum tempo pela Saatchi Gallery, famosa galeria de Londres, que criou uma galeria online e promove votações populares, o Saatchi Online Showdown, que promove essas votações é muito conhecido entre os artistas que garimpam oportunidades na Internet. A novidade é que o See.me agregou a isso as possibilidades de “financiamento pela multidão”. Além disso, da mesma forma que a maioria dos novos aplicativos que estão sendo lançados no mercado, o see.me tem ligação direta com o Facebook. Então se você apoia um artista, o portfólio desse artista é publicado na linha de tempo de sua página no Facebook com seu efeito multiplicador.
    Como marco de lançamento do novo programa, o See.me, a partir de amanhã 23 de Maio, vai estar convidando 3000 influentes em arte, fotografia, moda e música para testar o sitema e estarão doando US$ 21.000 para serem distribuídos entre os artistas pelos convidados. Com isso, esperam criar oportunidades para que novos talentos sejam descobertos.
    Em marketing existe um interessante conceito chamado estratégia do Oceano Azul. O Oceano Vermelho é um ambiente de competição acirrada, em que os concorrentes disputam intensamente um mercado sangrento, povoado por tubarões e local de constantes batalhas. O Oceano Azul é um ambiente novo de pesca, criado a partir de novas regras para o mercado que até então não tinham sido definidas.
    Mas, o oceano só se mantém azul até começar a atrair todos os cardumes e parece que já está atraindo, 677 mil artistas já estão conectados ao See.me!
    Convido vocês a visitarem meus dois portfólios See.me, o primeiro pessoal, e o segundo para o Urban Dialogues, a Rede Internacional de Arte Colaborativa da qual sou co-fundadora.
  • SONIA1
  • Sonia Gil – https://soniagil.see.me/
    Urban Dialogues – https://urbandialoguescollaboration.see.me/
    Sonia Gil,
    Arquiteta e artista plástica.
    Cidades são sua inspiração. Cria com sua paleta digital, cidades inventadas, desenhadas sobre cidades reais, fontes inesgotáveis de força e beleza.
    É co-fundadora do coletivo internacional de arte
  • soniagil.see.me

    The Ballerina Collection is a mother and daughter project. Sonia Gil, a visual artist and Livia Gil, a classical ballerina, have combined their art to produce this collection of cool images. Please help further my creative work by sharing or contributing. Simply click “Support Me” above to…




Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram