SONIA GIL E SEUS MAPAS URBANOS




Combinando técnicas de pintura com novas mídias, a artista plástica e arquiteta Sonia Gil cria novos mapas de cidades cheios de luz e cor. São cidades inventadas a partir de cidades reais, numa combinação de diversos elementos, que se misturam em sucessivas camadas transparentes. A artista tem sempre a mão uma pequena câmera digital, que utiliza para capturar  imagens que despertem sua atenção em suas caminhadas pela cidade.
Manchas, rachaduras de paredes e pisos, texturas diversas, fragmentos de arquitetura que registram a passagem do tempo. Essas imagens são colecionadas junto com outras, produzidas a partir da digitalização de pinturas sobre papel, criando uma grande palheta digital, que é utilizada para fazer suas colagens sobre fotos aéreas de cidades.
Esses mapas urbanos são transformados em gravuras digitais, impressos em papel de algodão ou aplicados sobre lona ou adesivo para criar móveis e objetos. Sonia utiliza também as imagens de seus mapas inventados para criar aplicações sobre fotografias de cenas da cidade, criando verdadeiras “instalações virtuais”, que colocam em dúvida a percepção do que é real, nos levando a refletir sobre nossas relações com o espaço urbano contemporâneo, em uma sociedade que se torna cada vez mais digital.




Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram