REFORMA EM ETAPAS

Primeira parte do projeto de reforma e decoração deste apartamento no Leblon,assinado por Adriana Esteves e Mariana Junqueira, foi a suíte do filho; já a segunda fase, recém-finalizada, contemplou área social, escritório, cozinha e lavabo.

As arquitetas Adriana Esteves (em pé) e Mariana Junqueira (sentada)

Localizado no Leblon, o apartamento de 100m², pertencente a um casal de advogados com um filho adulto ganhou nova vida após o projeto de reforma e decoração, realizado pelas arquitetas Adriana Esteves e Mariana Junqueira, sócias no escritório Adriana Esteves Arquitetura.

O primeiro contato das profissionais com os proprietários foi inusitado: Adriana e o dono do apartamento treinam karatê com o mesmo Sensei.  A partir dessa coincidência, o casal passou a acompanhar o trabalho da dupla pelo instagram, até que surgiu o convite para um desafio: reformar a suíte do filho em 45 dias, no final do ano passado. Estudante de direito, com 24 anos, o rapaz estava em Barcelona e os pais desejavam fazer uma surpresa quando o filho chegasse para o Natal.

Desafio cumprido, o novo quarto ganhou um estilo jovem e despojado, com marcenaria desenhada pelas arquitetas e paleta de cores neutra, composta por cinza, branco e madeira, e persianas que emolduram a vista para a praia do Leblon. A reforma foi retomada pela família em abril, contemplando toda a área social, escritório, cozinha e lavabo, e concluída em julho deste ano. Apenas a suíte do casal não foi inclusa no projeto, pois será feita em outro momento.

Apartamento no Leblon assinado pelas arquitetas ADRIANA ESTEVES e MARIANA JUNQUEIRA

O living, antes dividido em sala de estar e TV, era estreito e comprido, sendo parcialmente integrado na reforma. “Trabalhamos para transformar o espaço em um grande living com conforto para assistir TV, mas sem dar muito destaque ao aparelho, realocado para o estar. Na antiga sala de TV criamos um lounge bar”, explica Adriana, que completa: “descobrimos uma viga durante a obra. Nós a transformamos em um pórtico e unimos as duas áreas com o trabalho de marcenaria e pintura na parede, que simula o efeito de uma boiserie, contornando os dois ambientes”, conta a arquiteta.

De acordo com Mariana, o casal pediu apenas que o piso em mármore Botticino fosse mantido e que a decoração fosse o mais clara possível. “Queriam um apartamento mais leve e contemporâneo, sem perder o estilo clássico do casal. Para isso, adotamos uma paleta neutra com variações do fendi nas paredes e colorimos pontos estratégicos, como tapete, almofadas e objetos”, descreve. Todo o mobiliário da área social é novo, com adição de obras de arte, de artistas plásticos como Adrianna Eu e Fernando Lindote, às peças de acervo da família, como o quadro de José Paulo Moreira da Fonseca.

O escritório segue a mesma orientação do living, com base neutra e pontos de cor. “Elegante, simples e muito funcional”, nas palavras de Adriana, o espaço ganhou marcenaria projetada pelas arquitetas e peças de design assinado que mesclam passado e presente: a moderna cadeira de escritório Aeron acompanha a escrivaninha Quilombo, de Arthur Casas, e foi ainda combinada à Poltrona Cuca, de Zanine Caldas.

Já a cozinha ganhou uma decoração mais rústica, com direito à parede de tijolinhos e bancada de apoio em madeira, com banquetas. Nesse cômodo, a obra consistiu na retirada da porta entre a cozinha e a área de serviço, integrando os espaços através da aplicação de azulejos e da bancada em L, de um lado acolhendo a pia e o fogão, do outro o tanque e a máquina de lavar. Como trata-se de um ambiente estreito, de apenas 9m², as arquitetas optaram por reposicionar a geladeira para não atravancar a passagem, criando um nicho para embutir na parede de tijolinhos, tirando apenas alguns centímetros do quarto de empregada, usado pelos moradores como despensa.

Fotógrafo: Denilson Machado, MCA Estúdio

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram