PROJETO DE BEZAMAT ARQUITETURA PARA 70 M²




Localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro, este apartamento de 70 m² foi projetado para um comerciante e sua filha pequena pela Bezamat Arquitetura – arquitetas Cristina Bezamat e Laura Bezamat, levando aproximadamente um ano para ser completamente executado.
O imóvel antigo não sofria alterações desde os anos 80 e precisava de intervenções para ser modernizado. O proprietário viu no apartamento potencial para adaptá-lo às suas necessidades.
Todos os cômodos foram trabalhados para que o projeto ganhasse um ar contemporâneo e masculino.
Para manter a privacidade e criar um espaço especialmente para a filha, ele escolheu manter os dois quartos existentes, que foram decorados de acordo com o perfil de seus ocupantes.
Fã de jogos de tabuleiro, o morador também solicitou um living bastante versátil, para que pudesse receber os amigos com conforto. Então, a lavanderia foi reduzida para aumentar a cozinha, que é integrada ao living, viabilizando também a criação de um lavabo.

1

2

3

4

A paleta de cores privilegiou os tons de marrom, laranja, cinza e off white, com a intenção de criar um ambiente sóbrio mas sem monotonia.
A ousadia ficou por conta do laranja utilizado no armário da cozinha e em objetos e assessórios na sala de estar. Além disso, o living ganhou um armário industrial verde que também de destaca pela cor.
O piso é em porcelanato linha Bauhaus, da Portobello.

5

6

Na área íntima foram trabalhadas duas paletas diferentes: na suíte o uso de cores sóbrias foi continuado, mantendo as tonalidades de cinzas e marrons com toques terracota e turquesa.
Já no quarto da filha há um colorido alegre em tons de vermelho e pink, da coleção de papéis de parede “Eijffinger”, da Orlean.
Piso vinílico AcquaFloor.

Os critérios para a seleção foram o design contemporâneo e a versatilidade. A seleção de móveis privilegia o design brasileiro, e conta com peças assinadas por Jader Almeida, Marcus Ferreira, Fernando Prado, Sergio Rodrigues e Maria Cândida Machado.

A cozinha, lavanderia e os armários dos quartos foram executados pela Favo, e os demais pela ANBI Marcenaria. Tudo foi desenhado especialmente para o apartamento levando em consideração as necessidades de uso do cliente e o melhor aproveitamento do espaço.
A madeira Nogueira foi selecionada como base da especificação de marcenaria, com toques de laca branca em alguns itens para dar leveza aos ambientes.

O projeto de iluminação foi desenvolvido pelo próprio escritório. Foram utilizadas peças decorativas da Lumini, agregando o design de peças de Tom Dixon (pendentes da mesa de jantar) e Fernando Prado (luminária de pé do living), entre outros.

7

8

9 10

11

Fotografia: Denílson Machado/MCA Estúdio




Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram