OBRAS DE ARTE EM DESTAQUE NO APARTAMENTO DOS ANOS 50

Projeto de reforma, decoração e restauração de apartamento dos anos 50 em Ipanema, assinado pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos

Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio
Produção: Andréa Falchi

Apartamento em Ipanema assinado por RICARDO MELO e RODRIGO PASSOS

O charmoso apartamento de 180 m², localizado em edifício dos anos 50, em Ipanema, tem projeto de arquitetura assinado pelo moderno Álvaro Vital Brasil.
Os moradores, um dentista e artista plástico e outro executivo de marketing chegaram ao escritório de arquitetura por amigos em comum.
O projeto foi elaborado por Ricardo Melo e Rodrigo Passos e aprovado em 4 meses. Já o período de execução, entre obra e decoração, levou 7 meses.

Foram feitas modificações para modernização da planta, com muito cuidado para o imóvel não perder suas características originais. Todos os cômodos foram trabalhados e as modificações foram:

  • Ampliação da passagem do hall para a sala, aumentando o vão
  • Ampliação do vão da porta da cozinha
  • Transformaçãoda área de serviço em área de lazer, com uma sauna e área de relaxamento pós-praia
  • Incorporação do quarto de serviço à suíte máster, transformando o espaço em closet integrado ao quarto
  • Divisão do banheiro de serviço em lavabo e um banheiro menor
  • Redução do banheiro social para aumentar o banheiro da suíte máster.
  • Os moradores conheceu o escritório de arquitetura por amigos em comum. Eles já tinham um outro apartamento menor, mantido para aluguel por temporada e tem ainda outro apartamento em São Paulo.

Os clientes são pessoas cultas, de extremo bom gosto, apreciadores de arte e coisas de qualidade. Eles reconheceram e compraram esse imóvel pelas características originais modernistas dele e pediram que esses elementos fossem mantidos.Se não houvesse esse pedido especial, nós mesmos teríamos sugerido isso, conta Ricardo Melo.

Outras demandas apresentadas pelos clientes foram uma sala de estar confortável, totalmente voltada para a vista da rua, uma suíte ampla e integrada, além de espaço para acomodar diversas obra de arte.

Para os arquitetos, o ponto alto do projeto é “a integração de peças diferentes e a interpretação do gosto ousado, mas de extrema qualidade”. dos clientes”.

Na paleta de cores predominam tons neutros, entre preto e branco, para que ressaltassem as obras de arte e alguns móveis que os clientes já tinham. Muitas peças do acervo dos clientes foram mantidas na decoração.

Suite do casal
Banheiros

 “Como profissional, o que mais gosto é da solução encontrada para o banheiro da suíte máster. O piso de madeira avança até a área da bancada, totalmente integrada ao quarto, depois, a área do sanitário e banho é separada por uma porta bem leve, em vidro, e revestida em mármore e pastilhas de porcelana. Mais uma vez, um luxo despretensioso, elegante e principalmente atemporal. Quando vamos apresentar um projeto, temos muito cuidado com a manutenção. Não gosto da ideia de usar modismos, de pensar que daqui a 5 ou 10 anos o meu projeto vai estar visualmente insuportável porque eu usei um material ou conceito atrelado à moda”.

Projeto de iluminação dos próprios arquitetos, com luminárias Interpam.
Produção: Andrea Falchi (@falchiandrea)
Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)

Mais informações após as fotos abaixo:

Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram