NOTÍCIAS VERDES – ENERGIA E TRANSPORTES




ÔNIBUS ELÉTRICO

Um protótipo de ônibus elétrico que busca reduzir a emissão de poluentes e o impacto do transporte coletivo no meio ambiente começará a circular em Brasília, experimentalmente, nos próximos meses, mas o passeio inaugural já foi feito pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, na quinta-feira, 8 de novembro. A futura implementação integra um acordo feito com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) para a Copa do Mundo de 2014.
Fabricado na China, o modelo em teste na cidade apresenta um conceito ambiental, usa energia limpa e pode contribuir para reduzir a poluição sonora. O veículo é totalmente elétrico, funciona com um conjunto de baterias que proporcionam autonomia média de 150 quilômetros (com o ar-condicionado ligado) e tem vida útil de pelo menos cinco anos

Retirado de http://eco4planet.com/blog/2012/11/distrito-federal-testa-prototipo-de-onibus-eletrico-ecod/
CARREGADORES PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL
Desenvolvido pelas empresas Afacec, EDP, Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Sinapsis. O projeto instalou o primeiro posto de carregamento rápido para que concessionárias e montadores realizem testes de infraestrutura, produtos e serviços necessários para atender a demanda brasileira. O eletroposto está localizado no IEE, em São Paulo.O carregador rápido segue especificações da Europa, Japão e EUA, além disso, possuem 50kW de potência de saída em corrente contínua. Nos eletropostos, os veículos com uma autonomia em torno de 180km levarão até 30 minutos para recarga da bateria, que é normalmente limitada em 80% de sua capacidade máxima, para evitar danos. Os pontos de abastecimento de recarca lenta levam até oito horas para realizar a mesma tarefa.
Os autores do projeto apontaram que o país pode aproveitar a oportunidade da utilização dos veículos elétricos para disseminar o uso de fontes renováveis.

 

Retirado de http://eco4planet.com/blog/2012/11/ecod-empresas-desenvolvem-projeto-carregadores-de-veiculos-eletricos-no-brasil/
A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DAS ÁRVORES COMO INSPIRAÇÃO
Como aprendemos na escola, as árvores captam a energia solar através das folhas para a realização da fotossíntese, lembram-se?
Pois bem, a partir desta inspiração, um menino de treze anos, Aidan Dwyer, criou uma célula solar em forma de árvore, que produz  20 a 50%  mais energia que uma distribuição em fileiras uniformes de placas fotovoltaicas.
Seus resultados impressionantes renderam a Aidan a patente da tecnologia nos Estados Unidos.

E parece que a  ideia deu frutos…

O designer francês Vivien Muller criou a Electree, uma árvore com painéis solares e entrada USB para você carregar seus gadgets.
A árvore conta com 27 painéis solares, que possibilitam encontrar luz vinda de todos os ângulos. Para passar a energia para os aparelhos ela conta com um adaptador para tomadas e uma porta USB. Com isso ela se torna capaz de carregar praticamente tudo que precisa ser carregado.
Ela tem 40 cm de altura e está em pré-venda no Ulule, mas só será fabricado se encontrar 400 compradores em 21 dias. Já existem 91 interessados, mesmo com o preço de €299.
Ou ainda a “Floresta Solar” para estacionamento e recarga de carros elétricos. A energia seria captada pelas folhas e armazenada na base das árvores, para ser utilizada pelos motoristas quando deixassem os carros estacionados. Legal, não é?

 




Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram