MESAS DE NATAL VERMELHAS

O vermelho e o verde já se tornaram as cores que representam o Natal. Nós costumamos incorporar essas cores em nossa decoração, presentes e até mesmo nas roupas. O verde e o vermelho cobrem nossas mesas de Natal e iluminam nossos prédios. Há vários motivos possíveis quando se trata de determinar como essas cores passaram a ser associadas a essa época festiva.

Religião

Na crença católica, as cores vermelho e verde se correlacionam diretamente a Jesus Cristo. Ele foi pregado na cruz e crucificado para que todos os seres humanos tivessem a chance de serem salvos, a cor vermelha simboliza o sangue de Cristo derramado nesse momento. O verde é a cor da vida; representa a esperança de vida eterna que é possível graças ao sacrifício de Cristo.

 A peça “O Paraíso”

Durante a Idade Média, as igrejas realizavam peças para ensinar ao público sobre importantes eventos religiosos. Uma delas, particularmente popular, foi ensenada no dia 24 de dezembro e intitulada de “O Paraíso”. Essa peça narrava a história de Adão e Eva, descrevendo como eles foram criados e o pecado cometido, comendo uma maçã da árvore proibida e, eventualmente, o exílio do Éden. O cenário utilizado para essa peça e representação da árvore do paraíso era um abeto verde decorado com maçãs vermelhas.

 Sobreviver ao inverno

Durante o rigoroso inverno, quase nenhuma planta floresce, e muito menos sobrevive. Algumas plantas que resistem e prosperam durante essa época eventualmente foram associadas com o Natal, uma celebração do inverno, no hemisfério norte. O azevinho, com as suas folhas verdes e frutos vermelhos, era tido como meio de afastar os maus espíritos, sendo colocados nas portas para proteger aqueles que vivem dentro. Outras plantas vermelhas e verdes que simbolizam o Natal são as poinséttias (ou flor bico-de-papagaio), sempre-vivas, abetos e viscos.

 O vermelho e a Coca-Cola

Muitas pessoas acreditam que o Papai Noel veste um terno vermelho por causa da Coca-Cola, mas isso não é verdade. Em 1862, um cartunista da Guerra de Secessão chamado Thomas Nast começou a desenhar o Noel em um terno bege. Ele continuou a desenhá-lo por 30 anos, e, em algum momento durante esses anos, ele mudou a cor para o vermelho. Desde então, os artistas continuaram retratando o bom velhinho nessa cor. Em 1930, a Coca-Cola contratou o artista Haddon Sundblom para criar anúncios do Papai Noel. Ele o desenhou em um terno vermelho para a campanha de inverno da empresa.

 Decorações

Desde que o verde e vermelho se tornaram nossas cores principais do Natal, nós as usamos como parte importante da decoração dessa época. Um dos maiores ícones do Natal é a árvore verde. As pessoas enfeitam as suas portas com guirlandas verdes e penduram viscos nas portas. O vermelho e verde também são cores populares nas luzes natalinas, laços, meias, velas e enfeites.

guardanapos

Detalhes nos guardanapos fazem a diferença.

maças e cerejas

Frutas (maçãs e cerejas) são as peças principais dos arranjos de mesa

11

Ameixas na travessa e velas em vidros.

mesas

Para as pessoas habilidosas, Papai Noel em feltro e caminho de mesa em patchwork e ponto de cruz.

2

Flores e tons de rosa, amarelo e dourado se misturam ao vermelho

3

Fitas listradas, castiçal em madeira pintada e o verde das plantinhas

4

Espelho, bolas de vidro tradicionais e velas dão um ar de luxo

 

9

Raminhos e velas em um prato alto de bolo.

12

Raminhos artificiais, bolas e guardanapos vermelhos fazem o decor.

Texto extraído de http://www.ehow.com.br/usamos-vermelho-verde-cores-natal-sobre_175337/

Imagens de https://www.pinterest.com

Curta As Arquitetas no Facebook