FREI OTTO GANHA PRÊMIO PRITZKER 2015




O arquiteto alemão Frei Otto é o ganhador do Prêmio Pritzker de 2015, segundo anúncio  da Fundação Hyatt feito nesta terça-feira, dia 10.
Otto é o primeiro laureado a ser anunciado postumamente – ele faleceu na segunda-feira, 9, aos 89 anos, dias após receber da diretora executiva do Pritzker a notícia da conquista em sua casa, em Warmbronn, perto de Stuttgart. 

O arquiteto alemão é conhecido por suas fantásticas cúpulas, principalmente para os Jogos Olímpicos de Munich, em 1972. Com suas estruturas leves inspiradas nas formas da natureza, Otto colaborou com diversos outros arquitetos ao longo de sua carreira, como por exemplo, o premiado de 2014, Shigeru Ban. Segundo o New York Times, após ser informado da sua escolha pelo comitê responsável, declarou “Eu nunca fiz nada para ganhar esse prêmio. Ganhar prêmios não era minha meta de vida. Eu tento ajudar as pessoas pobres, mas devo dizer que estou muito feliz”

Frei Otto ganha o Pritzker no momento em que suas ideias estão sendo revisitadas e recicladas em um projeto de vulto – o novo campus do Google em Mountain View, Califórnia, assinado em parceria por Bjarke Ingels e Thomas Heatherwick, cujos desenhos iniciais foram revelados no fim de fevereiro, e trazem forte inspiração nas tendas do alemão.

A cerimônia de entrega do prêmio, que agora deve ir para os familiares de Otto, está marcada para acontecer no dia 15 de maio em Miami, no New World Center, edifício desenhado por um antigo ganhador do prêmio – Frank Gehry, vencedor em 1989.

Frei-Otto-Munich-Olympics-Tensile-Structures-4

Estrutura dos Jogos Olímpicos de Munich – Frei Otto

Frei-Otto-Munich-Olympics-Tensile-Structures-5

Estrutura dos Jogos Olímpicos de Munich – Frei Otto

Frei-Otto-Munich-Olympics-Tensile-Structures-7

Estrutura dos Jogos Olímpicos de Munich – Frei Otto

Frei-Otto-Stuttgart-Tensile-Structure

Stuttgart – Frei Otto

arquitetura_pritzker_2015_01

Tenda Diplomatic Club Heart, 1980, Riad, Arábia Saudita

arquitetura_pritzker_2015_02

Detalhe da Tenda Diplomatic Club Heart

arquitetura_pritzker_2015_04

Cobertura do Multihalle (espaço multiuso) em Mannheim, Alemanha, construído entre 1970 e 1975

arquitetura_pritzker_2015_08

Pavilhão japonês na Expo 2000, Hanôver, Alemanha

Leia mais em http://casavogue.globo.com/Arquitetura/Gente/noticia/2015/03/frei-otto-e-o-ganhador-do-pritzker-2015.html Frei Otto named 2015 Pritzker Prize laureate just one day after his death Frei Otto named 2015 Pritzker Prize laureate just one day after his death – Inhabitat – Sustainable Design Innovation, Eco Architecture, Green Building 




Advertising

Facebook
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram