ESTÉTICA ESCANDINAVA COM TOQUE CARIOCA

Up3 Arquitetura assina apartamento de 116m² na Praia de Charitas, em Niterói, sob medida para um casal na faixa de 35 anos, com um bebê recém-nascido. Quarto de bebê minimalista é um dos destaques do projeto.

O casal, na faixa de 35 anos, estava em busca de um apartamento maior e mais novo em prédio com infra-estrutura em função do bebê. Os dois sempre sonharam em ter um apartamento  projetado e decorado para eles, nos mínimos detalhes.

Localizado na Praia de Charitas, no bairro Charitas, no município Niterói, no Rio de Janeiro, o imóvel escolhido é constituído de sala com dois ambientes, varanda gourmet,  lavabo, cozinha, área de serviço com dependência (em parte convertida em despensa) e 3 quartos (sendo uma suíte principal com banheiro e os outros dois quartos com acesso a um banheiro canadense).

O pedido especial do casal foi uma residência contemporânea, com toques de design, porém extremamente confortável. Pediu também um quarto de bebê diferente e arrojado, uma cozinha linda e funcional com espaço para café da manhã, quarto de casal com muitos armários, sala com TV, quarto de hóspedes para ser usado também como escritório e uma nova função para o quarto de serviço.

A principal inspiração foi misturar a estética escandinava à leveza e ao colorido do Rio de Janeiro. Um “escandinavo à carioca”, pode-se dizer.

O projeto fez modificações em todo o imóvel. A principais foram:

  1. Cozinha: a porta de entrada de serviço, antes ao lado da porta de entrada principal, foi fechada com gesso acartonado para melhor aproveitamento de espaço, permitindo a criação de uma grande bancada para o café da manhã.
  2. O quarto de empregada foi convertido em uma grande despensa, voltada para cozinha, com fechamento através de uma grande porta de correr. O banheiro de empregada foi mantido.
  3. Quarto casal: a posição da porta de entrada foi ajustada para permitir um maior aproveitamento de armários.
  4. Banheiro da suíte do casal: camuflada no armário, a porta do banheiro foi reposicionada tanto para melhor aproveitamento interno como também para se ajustar à modulação dos armários do quarto.

O ponto alto do projeto é o quarto do bebê.
Minimalista, mas cheio de detalhes espertos, tem uma marcenaria projetada para esconder até as coisas mais básicas, como o trocador.
Para dar a sensação de luz natural, os arquitetos buscaram inspiração na arquitetura japonesa, onde a luz está sempre presente através das divisórias e paredes. Para criar esse efeito revestiram uma das paredes com um painel vazado de madeira iluminado por trás com Tensoflex, criando a sensação de haver por trás dele uma área externa. Com isso, o quarto ficou mais agradável, bonito e aparentemente mais amplo.

“Gostamos de sentir que os espaços conversaram bem entre si e também das releituras que fizemos das decorações mais antigas, como armário sobre a cama e as entradas dos banheiros através das portas dos armários. Quebramos alguns tabus e com isso o projeto conseguiu unir o design arrojado e contemporâneo com ambientes aconchegantes e convidativos para família desfrutar com os amigos. As escolhas das cores e volumes foram pensadas para trazer um clima sofisticado e acolhedor”, explica o arquiteto Cadé Marino.

Projeto de iluminação: Up3 arquitetura (o arquiteto Cadé Marino tem dois mestrados e especialização em luminotécnica em Milão).

Autoria do projeto: arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório Up3 Arquitetura.

Produção: Up3 Arquitetura

Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio

Advertising