ESPÉCIES EM EXTINÇÃO INSPIRAM COLEÇÃO DE POLTRONAS E BALANÇOS

Porky Hefer cria aconchegantes cadeiras baseadas em espécies em extinção

endangered-porky-hefer-design-miami-chairs-furniture_dezeen_hero-1-852x479

O designer Porky Hefer criou uma série de cadeiras e balanços em grandes tamanhos, inspiradas em animais sob ameaça de extinção. “The Endangered Collection” (Os Ameaçados) inclui um orangotango, uma preguiça, um urso polar, uma baleia azul e um tubarão branco – todos eles na lista de espécies em perigo do World Wildlife Fund.

endangered-porky-hefer-design-miami-chairs-furniture_dezeen_2364_col_8-1704x1784

A coleção foi encomendada pela consultora de arte SFA Advisory para a Fundação Leonardo DiCaprio, que procura salvaguardar os animais nos seus habitats naturais, e estreou na feira Design Miami / Basel deste ano.

endangered-porky-hefer-design-miami-chairs-furniture_dezeen_2364_col_4-1704x1235

Os visitantes foram encorajados a sentar-se e interagir com as peças na tentativa de “acender um senso de empatia para as histórias das dificuldades dos animais reais e a importância de sua sobrevivência”.

Cada peça também foi feita usando materiais sustentáveis. Com a iniciativa, tanto Hefer quanto a fundação esperam que se inicie uma conversa mais ampla sobre o impacto que os humanos têm no meio ambiente. Poliéster feito de garrafas plásticas recicladas foi usado para encher o urso polar e sacos de feijão para o orangotango, o último dos quais é coberto de borlas de lã marrom e laranja.

endangered-porky-hefer-design-miami-chairs-furniture_dezeen_2364_col_2-1704x1568

 A cadeira suspensa em forma de baleia, que é revestida com dentes de franja branca e pele de retalhos azul, também foi tricotada com camisetas reutilizadas.
O mesmo material foi usado para a preguiça, que é suspensa em uma estrutura de aço e veludo cotelê, destinada a se assemelhar a um galho de árvore.

“É o futuro da próxima geração que me preocupa e o estado do mundo que eles herdam”, disse Hefer. “Cuidar dos nossos animais e da terra é uma coisa, mas também a preservação das habilidades humanas, artesanato e tradições. Eu acho que é importante mostrar de que beleza os humanos são capazes com suas mãos, em vez da produção em massa destrutiva pela qual a tecnologia está conduzindo a moderna sociedade consumista”, acrescentou.

endangered-porky-hefer-design-miami-chairs-furniture_dezeen_2364_col_0-1704x1850

Para completar cada peça, Hefer colaborou com artesãos de sua África do Sul nativa, trabalhando particularmente de perto com o artista têxtil Ronel Jordaan e colecionadores de artesanato Heart Works e Mielie em diferentes técnicas de crochê, feltro e costura. No ano passado, Hefer empregou hastes de plantas tecidas para criar enormes assentos semelhantes a ninhos que poderiam ser usados ​​para relaxar ou dormir. Para o Design Miami 2015, o designer também criou uma cadeira suspensa em forma de baleia, com dentes de couro e uma língua de veludo rosa. A última edição do Design Miami / Basel foi realizada no centro de exposições Messe Basel, na cidade suíça, de 12 a 17 de junho de 2018.

 

 

Matéria extraída de Dezeen –  | 

Curta As Arquitetas no Facebook