DECORAR RESPEITANDO O AMBIENTE

– eco friendly

por Bia Gonzalez

5 Dicas para decorar a sua casa respeitando o meio ambiente

Quando você pensa em decoração verde provavelmente vem a sua mente lampas led, garrafas e latas descartáveis utilizadas como decoração. Mas quem disse que a sustentabilidade não pode estar presente na decoração?
Existem várias maneiras de integrar a decoração ecológica depois de se mudar para sua casa nova.

Mobiliário

Uma maneira de ajudar o meio ambiente e sua conta bancária é renovando a antiga mobília. Você pode colocar forros novos em sofás, pinturas novas em cadeiras, ou mesmo móveis comprados em lojas de segunda mão. Com esse tipo de compra você está economizando madeira e outros recursos utilizados para a construção de móveis novos.

Outra forma fácil de apoiar a sustentabilidade é comprar mobiliário que é produzido localmente. Ao reduzir a distância o seu mobiliário tem de viajar, você está ajudando a reduzir a poluição do transporte.

decoração ecológica

Diminua o consumo

Nada consome mais o meio ambiente do que comprar produtos em excesso. Quando se fala em reduzir o consumo, geralmente nós pensamos em produtos que tem pouca utilidade. Mas na verdade, os grandes vilões são produtos de baixa qualidade. Comprar produtos com qualidade duvidosa nos força a comprar duas vezes – já que o móvel costuma estragar mais depressa. Por exemplo, pesquisei em lojas de usados e diversos sites sobre racks com painel. As principais marcas tem um custo alto mas compensam pela durabilidade.

iluminação ecológica

Pintura

Escolha tintas eco-friendly para fazer a pintura da sua nova casa.  Apesar de mais caras e com menos opções de cores que os modelos não eco-friendly, com essas tinhas você estará protegendo a sua casa, sua família e o meio ambiente de compostos tóxicos.

page 1

Tapetes

Quando for comprar um tapete de eco-friendly, você deve prestar atenção ao que percentagem do material utilizado na feitura do tapete que foi reciclado. Sempre tente comprar os que tem maior porcentagem. Ou então opte por comprar tapetes usados, que carregam um charme vintage para o ambiente.

casa ecológica

 

Tecidos

Dois tecidos eco-friendly são populares:  O algodão orgânico e bambu. Como a maioria dos produtos orgânicos, algodão orgânico é um pouco mais caro do que o algodão não-orgânicos. No entanto, é melhor para o ambiente, especialmente quando é processado usando a tecnologia verde. O bambu é um ótimo material para móveis sustentável, bem como tecidos. O bambu cresce muito mais rápido do que a madeira tradicional e geralmente não requer o uso de fertilizantes ou pesticidas.

sala ecológica

 

Não tenha medo de fazer pesquisas sobre o seu novo bairro para descobrir onde você pode encontrar tapetes, móveis ou tecidos produzidos localmente. E agora é hora de planejar sua decoração dos sonhos, eco-friendly.

Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino

 

 

 

Curta As Arquitetas no Facebook